Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam fortalece assistência vacinal com aquisição de câmara fria
Início do conteúdo da página

Ufam fortalece assistência vacinal com aquisição de câmara fria

Acessos: 144

Além da vacina contra a influenza, em campanha até 28/2 para públicos específicos, o Cais oferece imunização contra dupla bacteriana adulto (dT - difteria e tétano), febre amarela, hepatite B e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

Um dos principais recursos materiais para a conservação adequada das vacinas, a câmara fria adquirida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) passou a compor o conjunto de equipamentos do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), setor vinculado ao Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp). A aquisição atualiza o processo de trabalho da equipe multiprofissional do Cais, que passa a ser feito em conformidade com as exigências técnicas para a manutenção dos imunizantes.

Conforme explica a diretora do DSQV, TAE Priscila Mendes e Silva, o novo equipamento permite o controle rigoroso da temperatura tecnicamente capaz de conservar os frascos com imunizantes e ainda aqueles devolvidos (inutilizados). As vacinas são recebidas do Distrito de Saúde Leste, Unidade de Saúde da Família Ivone Lima, por meio de uma parceria entre a Ufam e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e são transportadas semanalmente por um veículo da Ufam dentro de caixas de conservação. “A aquisição do equipamento é resultado de um esforço conjunto entre gestores, equipe de enfermagem e administrativo”, diz a gestora.

Upgrade no processo

A câmara fria da marca Elber Medical já está em funcionamento no Cais. “[Ela] dispõe de um painel digital de controle e de monitoramento, além de um software para geração de relatório com dados extraídos do controlador via pen-drive”, esclarece Priscila Mendes e Silva. “Com a obtenção da máquina, a Universidade garante autonomia operacional para a preservação da integridade desses relevantes insumos que ajudam na proteção da saúde”, completa ela.

Segundo a equipe técnica responsável por operar o equipamento, ele trabalha a uma temperatura interna de +2 a +8 graus Celsius e suporta volume máximo de até 340 litros. A câmara é dotada de um sistema de circulação interna por ar forçado, o que garante a uniformidade da temperatura. Além disso, ela ainda pode emitir alarmes sonoros e visuais relacionados às diversas funções. Essas melhorias significam “a redução de ônus material e estrutural para a Ufam (dispensa transporte) e a conservação adequada dos imunizantes”, resume a gestora do DSQV.

Vacinação no Cais

Falando em vacina, a Campanha de Vacinação contra a Influenza segue vigente até o dia 28 de fevereiro de 2026. Essa ação é voltada a um público específico: pessoas idosas, pacientes crônicos com comorbidades (doenças cardíacas, renais, respiratórias, diabetes, imunossupressão, obesidade tabagismo), profissionais e professores da área da saúde.

A campanha tem como objetivo reforçar a imunização da comunidade universitária e do público prioritário contra o vírus da gripe, contribuindo para a prevenção de complicações respiratórias e a redução da circulação do vírus durante o período sazonal.

Embora essa ação seja direcionada a parcelas específicas da população, em obediência ao calendário nacional, geralmente o serviço está disponível para todas as pessoas, seja a comunidade acadêmica ou o público externo.

Em geral, o público-alvo é composto majoritariamente por jovens adultos, adultos e idosos, e o Cais conta com um catálogo diversificado de imunizantes: “[...] temos disponíveis as seguintes vacinas: dupla bacteriana adulto (dT), para a prevenção à difteria e ao tétano; febre amarela, hepatite B, influenza (em campanha) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)”.

A diretora do DSQV orienta que o usuário procure a sala de vacina para obter avaliação e orientação dos profissionais sobre as necessidades de recebimento de doses. Quando for receber a dose, é necessário levar o Cartão do SUS ou o CPF e a carteira de vacinação.

Confira os detalhes da campanha aqui: https://ufam.edu.br/noticias/7216-ufam-realiza-campanha-de-vacinacao-contra-a-influenza-ate-dia-28-de-fevereiro-de-2026.html

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página