Página inicial > Notícias Destaque > Pró-reitoria de Planejamento lança 'Painéis Estratégicos', portal para publicizar ações e metas alcançadas pela Ufam

Publicado: Quarta, 10 de Maio de 2023, 13h30 | Última atualização em Terça, 09 de Janeiro de 2024, 10h38 | Acessos: 1566

Por Sandra Siqueira

Revisão Rozana Soares
Equipe Ascom

Tornar a Ufam ainda mais transparente e conectada com a sociedade é um dos objetivos dos painéis estratégicos de gestão da Universidade apresentados na manhã desta quarta-feira, 10, em reunião no gabinete do reitor Sylvio Puga. Com a medida, a Instituição permanece entre as universidades mais bem avaliadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Atualmente, ela ocupa a primeira posição.

Os painéis estratégicos da Ufam é uma demanda do Tribunal de Contas da União com o propósito de colocar a informação institucional cada vez mais próxima da sociedade, apresentando, de forma clara e acessível, dados relativos às atividades da Universidade como ensino, pesquisa, extensão, gestão de pessoas, inovação, assistência estudantil, governança, entre outros. “A partir de agora qualquer pessoa da sociedade pode acessar esses dados e vai mergulhar em dados da própria Universidade com relação à graduação, pós-graduação, infraestrutura, todos os indicadores, e pode acompanhar o trabalho que a Universidade faz, a aplicação do recurso público em cada área que o Tribunal nos avalia. Então, é mais um passo na transparência institucional, haja vista que temos hoje o primeiro lugar no ranking do próprio TCU entre as universidades”, informa o professor Sylvio Puga. “Nós trabalhamos para alcançar no ranking da transparência o primeiro lugar com o trabalho de toda a Instituição e conseguimos isso. Agora, estamos ampliando esse trabalho para a manutenção de nosso posicionamento e os painéis são exatamente mais um passo nessa direção. E é uma conquista a mais para a sociedade que poderá acompanhar em tempo real, o que a Universidade faz. Isso torna a Ufam cada vez mais transparente, cada vez mais prestando contas do recurso público para a sociedade”, completou.

A iniciativa foi coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) com a participação de todos os setores que fornecem os dados para o sistema.  “O objetivo é termos instrumentos de ponta, porque nós estamos usando o Power BI, para apresentar os resultados da Ufam. Esses resultados, esses painéis nos fortalecem em relação à transparência e em relação à maturidade com a governança, e nos fazem focar cada vez mais nos resultados, para que nós tenhamos os melhores cursos de graduação e pós-graduação e os melhores projetos de extensão universitária”, pontuou a gestora da Proplan, professora Maria da Glória Vitório Guimarães.

Arivano Sousa Silva, diretor do Departamento de Planejamento Estratégico (DPE/Proplan), foi quem gerenciou e organizou todo o processo que deu origem aos painéis estratégicos da Ufam. Segundo o diretor, tudo foi feito tendo como referência o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em execução de 2016 a 2025. “Em meados de maio de 2022 foi feita a escolha da plataforma Four como fonte de dados para gerar os arquivos. Essa geração de arquivos que você vê nos painéis usa a tecnologia do Power BI, então, nós contratamos uma empresa com portfólio para fazer a mentoria e nos auxiliar na construção dos painéis e posteriormente levantamos os dados juntos aos setores envolvidos, o que seguimos fazendo já que se trata de uma série histórica e são muitos dados a serem coletados”, detalha o diretor do DPE. “O que o DPE vai fazer a partir de agora é gerenciar e acompanhar a alimentação do indicador a partir da periodicidade dele. O PDI antes ficava como um documento estático, agora ele vai ser o Norte para o gestor dos setores da Ufam, que terá que obedecer, cumprir, o que foi planejado lá em 2016. Então, a Ufam irá ganhar muito porque o gestor que se planejou terá que lutar para conseguir executar o que foi previsto no documento e isso resultará em ganho para a Instituição”, finalizou.

Participaram do lançamento gestores das pró-reitorias e órgãos suplementares que fazem parte do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Saiba onde encontrar os painéis estratégicos de gestão da Universidade:

Confira Notícia Relacionada:

Ufam conquista primeira posição no ranking nacional de transparência de gestão pública