Página inicial > Notícias Destaque > Ufam conquista primeira posição no ranking nacional de transparência de gestão pública

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 13h37 | Última atualização em Quinta, 04 de Maio de 2023, 13h51 | Acessos: 1099

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 24, a Administração Superior representada pela vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, apresentou aos gestores presentes, o ranking nacional em que posiciona a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) na primeira colocação de Gestão Pública. O Quadro do Ranking Nacional foi demonstrado pelo ouvidor geral da Ufam, professor Carlos Moisés de Medeiros. A reunião objetivou estabelecer estratégias de excelência para que essa posição se mantenha por longo tempo. Acesse o link sobre o ranking nacional: centralpaineis.cgu.gov.br/visualizar/resolveu.

De acordo com a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, a Ufam no que diz respeito à integridade, ética e transparência pública, conquistou no ano de 2023, a primeira posição em nível nacional quanto ao quesito transparência. Na questão de celeridade e devolução de processos se posiciona na 15ª colocação. “Isso é um avanço significativo na gestão e governança da Ufam, em razão de se tratar da integridade,  ética e, principalmente, da sustentabilidade. A Ufam mostra que está se tornando a cada dia uma Universidade Sustentável”, afirmou a vice-reitora.

Fraxe acredita que, com isso se torna um ponto atrativo o que fez a lembrar do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração realizado na Ufam, que objetivou verificar como que a Universidade desenvolve o trabalho da gestão pública. “Então, estamos atraindo olhares de outras universidades brasileiras”, disse Fraxe.

A Ouvidoria Geral da Ufam que recebe denúncias, solicitações, reclamações, elogios e sugestões vem desenvolvendo nos últimos anos um trabalho com muita atenção junto à comunidade universitária. Um trabalho de excelência de transformação estabelecido desde ano passado quando da criação de uma nova governança. De acordo com o ouvidor, professor Carlos Moisés Medeiros, as mudanças ocorridas no departamento mudaram o posicionamento da Universidade no ranking nacional, passando da 60ª posição para o primeiro lugar; colocando-a à frente de 300 instituições no Brasil.

“A Ufam deu um enorme salto no quesito da transparência na gestão pública, e a realização desse encontro é para mantermos essa posição”, completou Carlos Medeiros.

Para Teresa Cristina, representando a titular da Pró-Reitoria em Gestão de Pessoas (Progesp), Maria Vanusa, “O Programa de Governança e Integridade, todos esses ciclos que trazem a transparência para a sociedade é um ponto crucial para evolução da Universidade enquanto órgão, então,  nós não somos uma instituição privada e não produzimos lucro, mas precisamos demonstrar a transparência nos serviços públicos oferecidos”

“Considero algo preponderante o olhar da sociedade para a Universidade. Para que nós enquanto servidores públicos, enquanto instituição pública passamos a ter mais confiança da sociedade. É importante a sociedade olhar para a Universidade e, olhar para nós, entender o nosso fazer é entender qual é o nosso objetivo final, que é formar a sociedade amazonense, assegurou Tereza Cristina.

Para o diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professor Edgar Sanches, uma das diretrizes da reunião foi orientar aos gestores para que disponibilizassem dados e informações de forma mais abrangente a comunidade universitária para que possa tê-la com mais transparência. “Cada Pró-Reitoria de acordo com suas competências devem ficar atentas a isso para que cada vez mais essas informações possam se tornar públicas”, expôs Edgar Sanches.

Representando o titular da Protec, professor Jamal Chaar, Maria do Socorro, acredita que todas as pró-reitorias devem ser transparentes, em razão dos gastos que a sociedade paga como os impostos e, por conta disso, ela deve saber o que está sendo investindo.