Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Reconhecimentos > Economista Michele Aracaty recebe Prêmio “Construindo o Amazonas”, em reconhecimento a sua contribuição em favor da economia e da literatura na região
Início do conteúdo da página

Economista Michele Aracaty recebe Prêmio “Construindo o Amazonas”, em reconhecimento a sua contribuição em favor da economia e da literatura na região

Acessos: 3315

Assessoria Corecon-Am

Homenagear e reconhecer pessoas que estão ajudando a construir a história da região, seja na área da literatura, da arte, da cultura, da economia e apoiando ações desenvolvidas em favor das letras. Essa é a proposta do Prêmio “Construindo o Amazonas”, entregue no último dia 2/12 a personalidades da cidade, como a economista e professora doutora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Michele Lins Aracaty e Silva.

Pesquisadora e também escritora, Michele ocupa a cadeira de número 71 da Academia de Literatura, Artes e Cultura da Amazônia (Alaca), com vastas obras na área do desenvolvimento regional e da biodiversidade amazônica. Ela recebeu essa homenagem em cerimônia no auditório da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), na rua São Luíz, 555 – Adrianópolis, Zona Centro-Sul.

Idealizador da premiação, o jornalista e escritor Rômulo Sena, presidente da Academia de Literatura, Artes e Cultura da Amazônia (Alaca), destacou que homenagem é uma palavra que define a retribuição de honra e agradecimento por ações e atividades reconhecidas de grande valor. “Queremos homenagear e tornar público a gratidão que temos por várias pessoas da nossa região. Pessoas que ajudam a construir, de alguma forma, a história da cultura, da literatura e da arte amazônica. E a professora Michele é uma dessas pessoas que em muito estão contribuindo com a nossa Amazônia”.

Para Michele Aracaty, é com muita gratidão e alegria que recebe essa premiação tão representativa no contexto da literatura e da Amazônia.

“Recebo com muita alegria o prêmio ‘Construindo o Amazonas’ uma vez que é uma homenagem por indicação. Sou economista, sempre quis ser economista e o reconhecimento pela categoria “Economia” me engrandece como profissional. Agradeço ao idealizador, Rômulo Sena, pela grandiosidade do evento. Estar entre os homenageados é uma honra”, declarou a economista, que mantém seu compromisso de continuar seguindo em frente com suas ações e missão em prol do desenvolvimento regional e dos povos amazônicos.

Para a edição de 2023, foram homenageadas personalidades, dentre profissionais da área da cultura, da literatura, da cultura, da justiça, da economia, da educação, da saúde, da comunicação, dentre outros.

Sobre a homenageada

Ao longo de sua trajetória, Michele Aracaty atuou na área de consultoria econômica e, como docente, na orientação de inúmeros trabalhos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, além de projetos de Iniciação Científica e de Extensão.

Esteve no cargo de vice-presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM), em 2021, tendo a missão de coordenar o XII Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam). Nesse mesmo ano, foi homenageada com a Cruz do Mérito da Economia, da Câmara Brasileira de Cultura do Amazonas.

É membro da direção da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). Em 2022, recebeu premiação do 22º Prêmio Cidade de Manaus, e em agosto deste ano recebeu o Prêmio “Pena de Ouro”, entregue pela Academia de Literatura, Artes e Cultura da Amazônia (Alaca) a algumas personalidades da cidade, dentre seus membros “imortais”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página