Página inicial > Últimos Eventos > Banco de Sementes da Amazônia, vinculado à Ufam, lança campanha de arrecadação virtual nesta quarta, 27

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 17h37 | Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 13h34 | Acessos: 3895

Crowdfunding “Banco de Sementes da Amazônia: Investindo no banco da vida” será lançada no FesPIM e pretende arrecadar dois milhões de reais para aplicar no desenvolvimento da iniciativa

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Centro de Sementes Nativas do Amazonas (CSNAM), laboratório vinculado ao Departamento de Engenharia Florestal e em funcionamento desde 2010, irá criar o Banco de Sementes da Amazônia. O projeto tem o objetivo de atender ao restauro florestal demandante no bioma amazônico pela produção de sementes florestais para diversos fins ambientais.

Para impulsionar os trabalhos, nesta quarta-feira, 27, às 20h, no stand do Instituto Piatam, durante a Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), será lançada a campanha crowdfundingBanco de Sementes da Amazônia: Investindo no banco da vida”. Faça sua doação aqui.

Pelo uso captação de recursos do crowdfunding, o CSNAM pretende obter o montante de dois milhões de reais para investir em reforma estrutural do prédio atual, aquisição de tecnologia de aperfeiçoamento das pesquisas em sementes florestais, elaboração de subsídios para a organização da cadeia produtiva de sementes florestais na Amazônia e, finalmente, desenvolvimento de um mecanismo de negócio que impulsione economicamente o setor florestal e fundamente uma estratégia financeira capaz de fomentar o restauro dos biomas e seu monitoramento.

Nessa perspectiva, o processo será fortalecido pelos laços de proximidade entre os interessados no restauro florestal serão estimulados por meio do uso de uma ferramenta de tecnologia Peer to Peer (PtoP). O mecanismo subsidia a arrecadação de recursos financeiros nos moldes dos mecanismos de troca do mercado colaborativo, na Economia circular. Esses recursos é que darão sustentabilidade financeira ao funcionamento do projeto.

Em termos de capacidade, é possível disponibilizar material respeitando os critérios de qualidade, sanidade, vigor e eficiência das diferentes espécies florestais da Amazônia. Tudo isso será feito no intuito de suprir a demanda apontada para a Amazônia até 2030, considerando o segmento de atuação do Banco de Sementes.

Benefícios

Segundo o projeto, a vantagem socioambiental está em favorecer aos cidadãos da floresta a oportunidade de profissionalizar as atividades de coleta e beneficiamento de sementes, além de oportunizar a responsabilidade na proteção das árvores matrizes. Para isso haverá capacitação para a coleta/beneficiamento e instalação das Áreas de Coleta de Sementes.

“Isso promoverá um impacto social pelo envolvimento direto/indireto de mais de 300 pessoas, impacto ambiental positivo por favorecer a produção anual de três milhões de sementes e um restauro florestal em 2.500 hectares; além do impacto econômico por impulsionar uma receita de até 19 milhões de reais”, esclarecem os idealizadores da iniciativa, professor Manuel de Jesus Lima Júnior, Laerte Nogueira e Alexandre Brasil (IA-DF).

A proposta conduz ao estabelecimento de procedimentos técnicos voltados para a organização das etapas da cadeia produtiva de sementes florestais, com o mapeamento de unidades produtivas, a formação de coletores, a instalação de áreas de coleta de sementes, o aperfeiçoamento das análises com espécies nativas (segundo legislação do MAPA), a formação técnica/tecnológica, a prestação de serviços florestais, além do estreitamento de laços com os produtores de mudas e responsáveis por plantios. “Um cenário promissor para contribuir na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, argumentam os coordenadores.

Parcerias

Além das Instituições que integram a elaboração deste Projeto, que são Universidade Federal do Amazonas [DCF/FCA/Ufam], Instituto Avaliação [IA-DF], Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia [Inpa/MCTI] e Instituto PIATAM, a proposta é impulsionar a convergência institucional para fortalecer a promoção e o crescimento da iniciativa.

Centro de Sementes Nativas do Amazonas

- Laerte Nogueira: (92) 98473-8068 (Fone/whatsapp)

- Manuel de Jesus Lima Júnior: (92) 98222-7927 (Fone/whatsapp)