Página inicial > Últimos Eventos > ICB promove evento de comemoração de 40 anos do Herbário da Ufam na próxima semana, dia 29

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 11h19 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 13h18 | Acessos: 1220

Por Deisy Saraiva e Maria Rosalba da Costa Bilby, editado por Juscelino Simões

O Herbário da Universidade Federal do Amazonas (Huam) completa 40 anos de existência em 2019 e a comemoração ocorre no próximo dia 29 de novembro, com palestras, oficinas, mostras de artes científicas, mostras das memórias do Herbário e plantio de muda. O evento será no auditório ‘Professor Altair Fernandes dos Santos’, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), prédio 1, 3º andar, no setor Sul do Campus, das 8h às 17h.

O evento tem o objetivo de apresentar a coleção botânica e suas atividades, além de debater formas adequadas de informatização, conservação e pesquisa. Os herbários são coleções científicas que representam um recurso intrínseco ao conhecimento da diversidade de plantas, permitindo o registro local e temporal, que são a base dos mais diversos estudos botânicos e atividades de conservação e licenciamento ambiental.

O Huam foi fundado como consequência das coletas realizadas no projeto ‘Levantamento Fitossociológico na Estação Ecológica de Anavilhanas, no Amazonas e Ilha de Maracá, em Roraima’ com o apoio do convênio FUA/INPA/SUBIM, sob a coordenação do professor Alberto Knob e colaboração das biólogas Otávia Cunha dos Santos e Maria Rosalba da Costa Bilby, em novembro de 1979. Nessa época o herbário foi temporariamente alocado em uma pequena sala do antigo bloco D, onde funcionava o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Ufam. Porém, desde 2015 tem um amplo espaço no novo prédio do ICB I, térreo, salas 9 e 11.

O Herbário foi criado para dar apoio aos projetos coordenados pelos professores da área de botânica e para dar apoio didático às disciplinas ministradas para os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Engenharia Florestal, Agronomia e Farmácia. Atualmente, além dessas disciplinas apoia também os cursos de Engenharia de Pesca, Geologia, Química e alunos dos cursos de Pós-graduação da Ufam que desejam depositar o testemunho dos seus trabalhos científicos.

A coleção está credenciada como Instituição Fiel Depositária junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (Cgen) e é relacionada ao Departamento de Gestão do Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica da Ufam (Protec/Ufam).

Site para inscrição no evento: https://www.even3.com.br/huam/

Guia digital do Hum: https://sites.google.com/view/huam