Página inicial > Últimos Eventos > Seminários Nepecab: edição do dia 28 de novembro aborda o tema Zona Franca de Manaus

Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 17h27 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 08h55 | Acessos: 1295

O Núcleo de Estudos e Pesquisas nas Cidades Amazônicas (Nepecab), do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (DG/Ufam), promove, na próxima quinta-feira, 28, às 14h, no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), o Seminário Nepecab. A edição traz a temática “A Zona Franca de Manaus: críticas e perspectivas para um desenvolvimento regional no contexto político e econômico brasileiro atual.”

"A partir daí, vários questionamentos serão pontuados durante as atividades. Quais os cenários possíveis para o modelo Zona Franca de Manaus? Quais as perspectivas políticas e econômicas que pairam sobre a região quando se trata do futuro da Zona Franca de Manaus?", justifica a organização do evento sobre a escolha do tema.

A Zona Franca de Manaus, criada na metade do século XX, sob a égide da ditadura militar, a partir do discurso de integração econômica e do desenvolvimento regional, visou à criação de uma infraestrutura que atraísse para a região amazônica a força de trabalho e o capital nacional e estrangeiro, vistos como necessários para a dinamização das forças produtivas locais.

Conforme argumenta a organização do evento, "o modelo chega à segunda década do século XXI sob fortes ameaças no campo político, advindas da reforma tributária em fase de construção no atual governo brasileiro, que busca desarticular a atuação do modelo Zona Franca de Manaus frente as demais regiões industriais no Brasil".

Seminários Nepecab

É um projeto de extensão aprovado pelo Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (Parec) da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (Nepecab) que está vinculado ao Departamento de Geografia. O seu objetivo é abrir espaço para discussões inter e transdisciplinares acerca dos processos de urbanização correntes na Amazônia. Essa atividade é coordenada pelo professor Geraldo Alves de Souza, vice-líder e pesquisador do Nepecab.

Inscrições e mais informações no link: https://doity.com.br/seminariosnepecabzfm