Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Curso de 'Educação em Saúde Sobre Doenças Reumáticas' começa hoje,13
Início do conteúdo da página

Curso de 'Educação em Saúde Sobre Doenças Reumáticas' começa hoje,13

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 08h52 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 08h54 | Acessos: 1472

O Curso de Educação em Saúde Sobre Doenças Reumáticas, promovido pela Sociedade Amazonense de Reumatologia em parceira Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Gruparj Petrópolis e Grupo de Pacientes Artríticos do Amazonas (GRUPAAM), tem início na manhã desta quarta-feira, às 9h, 13. O evento ocorre no Auditório Dr. Zerbini, localizada na rua Afonso Pena, Centro.

O curso voltado para pacientes com doenças reumáticas, familiares de pessoas que sofrem com o problema, cuidadores, profissionais da saúde e agentes comunitários para que possam desenvolver posturas e ações educativas e preventivas em relação às doenças reumáticas. “Queremos chamar a atenção da população para a prevenção e os cuidados das doenças reumáticas. São mais de 120 [doenças], que têm a inflamação e a dor nas articulações como alguns dos seus sintomas comuns”, alertou a professora Sandra Lúcia Euzébio Ribeiro, diretora científica da SAR.

A docente lembrou também que é importante o diagnóstico precoce dessas doenças.  “Com o diagnóstico precoce é possível favorecer uma melhor qualidade de vida para o paciente. Caso não sejam tratadas adequadamente, elas podem levar à incapacidade física”, acrescentou.

As aulas serão divididas em seis módulos, ministradas pelas mestras em Educação Wanda Heloisa Rodrigues Ferreira e Geralda do Nascimento Sá, ambas do Estado do Rio de Janeiro e ocorrem nos dias 13 e 14 de novembro.

Sobre as facilitadoras

Wanda Heloisa Rodrigues Ferreira é especialista em Educação em Saúde pelo Stanford Arthritis Center, na Califórnia (EUA); mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP); fundadora e presidente do Instituto Gruparj Petrópolis; e coordenadora e facilitadora dos Cursos de Educação em Saúde no Brasil, realizados em parceria com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) para profissionais da saúde e pacientes reumáticos.

Geralda do Nascimento Sá é mestra em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), psicóloga, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental e professora do Curso de Educação em Saúde para portadores de doenças reumáticas e da capacitação para profissionais da rede municipal, em Petrópolis, no Programa de Atenção Básica de Saúde da Família (PSF).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página