Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > “A diversidade de vida que habita em nós” – Exposição une ciência e arte em uma aventura imersiva sobre o microbioma humano
Início do conteúdo da página

“A diversidade de vida que habita em nós” – Exposição une ciência e arte em uma aventura imersiva sobre o microbioma humano

Publicado: Segunda, 05 de Janeiro de 2026, 09h19 | Última atualização em Segunda, 05 de Janeiro de 2026, 09h57 | Acessos: 160

Gratuita e disponível para visitação a partir de março, a mostra “A diversidade de vida que habita em nós” apresenta o corpo humano como a casa de trilhões de microrganismos sob a coordenação da professora Jaila Dias Borges Lalwani, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e com a curadoria de uma equipe multidisciplinar e interinstitucional. Por meio de instalações e de obras interativas, a exposição convida o público a explorar o mundo invisível do microbioma dos seres humanos e compreender como tais habitantes microscópicos influenciam positivamente a saúde das pessoas.

O projeto, que une arte, ciência e comunicação, propõe uma abordagem inovadora para divulgar o papel benéfico de bactérias, vírus e fungos. A exposição estará aberta ao público de 3 de março a 3 de abril de 2026, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro de Manaus.

A iniciativa nasce da necessidade de aproximar a produção científica da sociedade. Apesar do avanço no conhecimento sobre o microbioma humano, informações distorcidas e desinformação ainda chegam facilmente ao público. A mostra busca preencher essa lacuna ao apresentar, de forma acessível, a relação simbiótica entre humanos e esses trilhões de — além de discutir o impacto do uso inadequado de antimicrobianos sob a perspectiva do conceito de Uma Só Saúde.

O objetivo do projeto é aproximar a sociedade da ciência através de uma abordagem acessível e capaz de gerar impacto educativo, cultural e social. De modo específico, busca promover o uso racional de antimicrobianos; combater a ideia equivocada de que microorganismos apenas causam doenças; demonstrar que hábitos como alimentação, exercícios físicos, uso de antibióticos e ambiente interferem no microbioma; introduzir o conceito de “One Health”, que conecta saúde humana, animal e ambiental; e, por fim, proporcionar uma nova experiência de divulgação científica, com uso de imersividade, emoção e pertencimento.

Distribuída em três setores, a exposição convida o visitante a percorrer uma narrativa em camadas. O primeiro módulo, "Conhecendo o microbioma", apresenta as comunidades microbianas que vivem na boca, pele, intestino e vagina. O segundo, dedicado às interferências, aborda os fatores que podem fortalecer ou prejudicar o microbioma humano. Por fim, o terceiro setor aprofunda o conceito de Uma Só Saúde, mostrando como humanos, animais e meio ambiente formam sistemas interdependentes.

Com instalações imersivas, experiências sensoriais, jogos, vídeos e múltiplos recursos interativos, a mostra é indicada para crianças, jovens, idosos, estudantes, professores e todos os interessados em ciência e arte. A proposta é oferecer uma vivência inclusiva, educativa e estimulante para públicos de todas as idades.

Serviço

Período: de 3 de março a 3 de abril de 2026

Dias e horários: segunda, terça, quinta, sexta e sábado – das 9h às 15h

Local: Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, S/N, Centro, Manaus – AM

Acessibilidade: rampa, sinalização tátil nos corredores, entrada adaptada e acesso ao porão adaptados

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página