Naurbe celebra 23 anos com debates que vão de mudanças climáticas a políticas culturais entre os dias 15 e 17 de outubro
Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, ocorre o "Naurbe 23 anos", no auditório Rio Jutaí, na Faculdade de Tecnologia (FT), localizado no Campus Sede da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), setor Norte. O evento celebra mais de duas décadas do grupo de pesquisa Naurbe - Cidades, Culturas Populares E Patrimônios, coordenado pelo professor Sérgio Ivan Gil Braga, pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS).
A programação conta com mesas redondas, palestras, sessões de vídeos, atividades artísticas culturais e o lançamento dos livros: Trajetórias de vida e Antropologia em Mário Ypiranga Monteiro e Moacir Andrade, por Sérgio Ivan Gil Braga; Mário Ypiranga Monteiro e Moacir Andrade em Perspectiva, organizado por Sérgio Ivan Gil Braga com demais autores; e O patrimônio cultural de Itacoatiara, de Eder Gama.
As temáticas apresentadas e discutidas durante o evento serão as seguintes: Mudanças climáticas, cidades e dinâmicas culturais, Antropologia e outros olhares sobre a Amazônia, Políticas culturais e processos de patrimonialização e Culturas urbanas, populares e religiosidades.
O coordenador do evento e líder do Naurbe, professor Sergio Ivan, ressalta o trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelo grupo de pesquisa como bastante produtivo “não só em termos de investigações que estão em andamento, mas também em termos de publicações de resultados de pesquisa, intercâmbios que nós temos estabelecidos com outros núcleos de pesquisa”.
Sergio Ivan também destaca a participação de convidados e parceiros, como o grupo de pesquisa Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (NAUI), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que “vão participar das mesas, de diferentes instituições, com proposta de ampliar essas discussões, para além do próprio grupo, procurando agregar diferentes visões, opiniões, interpretações, sobre os temas que vamos tratar no evento”.
Confira a programação completa do evento
Dia 1 - 15/10
Sessão de abertura – 14h30
Prof. Sérgio Ivan Gil Braga (UFAM). Líder do Grupo de Pesquisa Naurbe - Cidades, culturas populares e patrimônios.
Representante do NAUI/PPGAS/UFSC/IBP/CNPq na sessão de abertura Prof. Rafael de Oliveira Rodrigues (Universidade Federal de Alagoas UFAL – Maceió, Brasil)
Sessão de vídeos - 15h - 16h15
Trajetórias de vida e antropologia em Mário Ypiranga Monteiro e Moacir Andrade. Realização do Grupo de pesquisa NAURBE - Cidades, Culturas Populares e Patrimônios. Duração 06m30s
O Patrimônio cultural de Itacoatiara: para além do cal e da pedra. Realização de Eder de Castro Gama. Duração 42m11s.
Saberes e as Práticas Associadas aos Engenhos de Farinha de Santa Catarina (teaser). Realização Alícia Castells (NAUI/UFSC/IPHAN-SC). Duração 02m45s.
Lançamento de livros - 16h20
Trajetórias de vida e Antropologia em Mário Ypiranga Monteiro e Moacir Andrade. Sérgio Ivan Gil Braga.
Mário Ypiranga Monteiro e Moacir Andrade em Perspectiva. Sérgio Ivan Gil Braga (org.). Autores dos capítulos: Sérgio Ivan Gil Braga (apresentação e capítulo); Glacy Ane Araújo de Souza dos Santos; João Paulo Costa Braga da Silva/ Sérgio Ivan Gil Braga; Rodrigo Fadul Andrade; Valter Frank de Mesquita Lopes; Diego Omar da Silveira.
O patrimônio cultural de Itacoatiara. Eder de Castro Gama.
Atividade artística - 17h - 18h.
Dia 2 -16/10
Mudanças climáticas, cidades e dinâmicas culturais
1ª Mesa – Cidades e mudanças climáticas – 08h - 10h
Rodrigo Capelato (DAU/Ufam). Coordenador da mesa. Experiências de políticas urbanas em Manaus.
Orlando Santos Junior (IPPUR/UFRJ) - Instrumentos de Política Urbana e as Mudanças Climáticas: possibilidades, limites e desafios.
Guilherme Benek (Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) - Racismo Ambiental André Luiz Alencar de Mendonça (CCA/Ufam) - Resiliências em comunidades.
2ª Mesa – Dinâmicas culturais nas cidades – 10h15 – 12h15
Mauro Dourado (PPGAS/Ufam). Coordenador da mesa - “Convergências para enfrentar o antropoceno”: experiências de povos indígenas do Rio Negro-AM na política do patrimônio cultural.
José Ernandes (PPGAS/Ufam) - Centros Culturais Indígenas e o turismo na cidade de Manaus.
Diego Omar da Silveira (PPGICH-UEA) - Os desafios da salvaguarda a partir da experiência do Centro de Documentação e Memória do Boi-Bumbá Caprichoso (CEDEM Caprichoso).
Coletivo Perifa Amazônia (Patrícia Patrocínio, Juliana Mota, André Santos, Gabriel Lopes) - Mudanças Climáticas e Juventudes da Periferia: o papel do Hip Hop.
3ª Mesa – Antropologias - Antropologia e outros olhares sobre a Amazônia – 13h30 - 15h30
Sérgio Ivan Gil Braga (Ufam). Coordenador da mesa – Pensamento antropológico na Amazônia: folclore e cultura popular.
Glacy Ane Araujo de Souza dos Santos (DAN/Ufam) - A antropologia das relações raciais e afro-religiosidades em Mário Ypiranga Monteiro e Moacir Andrade.
Neiza Teixeira (Editora VALER) – “Para aquém ou para além de nós”.
4ª Mesa – Outros olhares sobre a Amazônia – 15h45 - 17h45
Sidney Antonio da Silva (Ufam). Coordenador da mesa - O olhar dos migrantes sobre a Amazônia.
Valter Mesquita (FAARTES/Ufam) - Por uma Antropologia das Artes Visuais no Amazonas João Paulo Tukano (PPGAS/UFAM) - Pensamento indígena.
Josimar Ramos Marinho - Experiência de vida indígena da etnia Tukano no contexto urbano de São Gabriel da Cachoeira.
Atividade artística – 17h45 - 18h45.
Dia 3 - 17/10
5ª Mesa – Políticas culturais e processos de patrimonialização – 08h - 10h
Eder Gama (Academia Itacoatiarense de Letras). Coordenador da mesa - Avaliação das Políticas Públicas Culturais em Itacoatiara 2021-2024.
Luiza Guglielmini (SEC-AM) - A política pública cultural na gestão democrática potencializada por evidências.
Alvatir Carolino (IFAM/ZL) e Socorro de Souza Batalha (PPGAS/Ufam) - Patrimônio cultural, memória e quilombo na brincadeira de Boi Bumbá
6ª Mesa – Processos de patrimonialização – 10h15 - 12h15
Larissa Guimarães (IPHAN-RR). Coordenadora da mesa - Patrimônio Cultural Indígena e novos paradigmas em processos de patrimonialização.
Tharcísio Santiago Cruz (IEAA-Ufam) - Salvaguarda e cultura urbana na capoeira do Amazonas.
Lúcia Butel (PPGAS/Ufam) - Vida de antigamente no centro histórico de Manaus: a tradição de morar em casas de vilas.
Alicia N. G. de Castells (NAUI-PPGAS-UFSC) - Saberes e práticas tradicionais associados aos engenhos de farinha de mandioca em Santa Catarina.
7ª Mesa – Culturas urbanas - Culturas urbanas, populares e religiosidades – 13h30 - 15h30
Felipe Pires (IFAM-CMC) Coordenador da mesa – Memória e afeto no Cemitério do Gavião, em São Luís do Maranhão, na perspectiva da Antropologia das Emoções.
Tiago Oliveira (PPGAS/UFAM) - Hallyu Wave em contexto amazônico: consumos e influências da cultura pop coreana em Manaus
Rafael de Oliveira Rodrigues (NAUI-UFSC). O Quebra de Xangô de 1912: produção de território e de resistência entre os filhos de santo da cidade de Maceió, Alagoas.
8ª Mesa – Culturas populares e religiosidades – 15h45 - 17h45
Rodrigo Fadul (Repam). Coordenador da mesa - Catolicismo popular x piedade popular: reflexões acerca das devoções à Virgem Maria na Amazônia.
Nyelsen Beckman (Martha Falcão) - A intersecção entre Antropologia e Direito a partir da realidade de um Terreiro de Umbanda em Manaus.
Gabriel Fragata (FIC/Ufam) - As festas religiosas populares no contexto urbano amazônico como meio de comunicação, resistência e cidadania.
Encerramento
Atividade artística - 17h45 - 18h45.
Redes Sociais