Ufam organiza workshop internacional sobre cosmo-ecologias indígenas em Bogotá entre os dias 16 e 18 de setembro
Entre os dias 16 e 18 de setembro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), organizará o Workshop Internacional “Redefiniendo las cosmo-ecologías y las cosmo-políticas indígenas: Perspectivas comparativas sobre la diversidad de saberes en América indígena”, que será realizado no Departamento de Antropologia da Universidade de Los Andes (Uniandes), em Bogotá, Colômbia.
O evento contará com a participação de pesquisadores do Brasil, Colômbia, Alemanha e outros países da América do Sul e da Europa, promovendo um espaço de diálogo sobre saberes indígenas e suas relações com a ciência e a academia. A iniciativa integrará as atividades do consórcio internacional do projeto EDGES (Entrelaçando Conhecimentos Indígenas nas Universidades), vinculado à rede HORIZON-MSCA Staff Exchanges, da qual a Ufam é signatária.
A programação terá destaque para a conferência de abertura, que será ministrada pelo professor João Paulo Barreto Tukano, com o tema “Pensar o pensamento indígena: tensões epistemológicas na academia”. Ao longo dos três dias, professores e doutorandos da Ufam apresentarão pesquisas que abordarão a diversidade de perspectivas e práticas indígenas. Entre os trabalhos que serão apresentados, estão:
-
Nichos de diversidade: passos para as cosmo-ecologias da regeneração — Thiago Cardoso
-
Modos de conhecer e transformar vegetais: por uma cosmotécnica amazônica — Gilton Mendes dos Santos
-
Ʉmʉkho patí dʉhkayú-bahuá-ahpó-nisetisé: O uso do fogo e os cuidados das florestas no Noroeste Amazônico — José Carlos Almeida Cruz
-
Mulheres indígenas, ervas medicinais e suas tecnologias — Carla Wisu Dessana
-
Corpos, cuidados e reconstruções: menstruações indígenas e suas transformações — Rosijane Moura Tukano
-
Tõkowiseri. Territórios de seres cósmicos — Justino Rezende Tuyuka
Segundo os organizadores, o workshop buscará fomentar reflexões sobre a diversidade ontológica, epistêmica e prática presente nos saberes indígenas, bem como explorará os espaços de diálogo e colaboração entre esses conhecimentos e as modernidades representadas pela ciência.
A equipe da Ufam responsável pela participação no evento será formada pelos professores Thiago Cardoso, Gilton Mendes dos Santos, João Paulo Barreto Tukano e Justino Rezende Tuyuka, além dos doutorandos José Carlos Piratapuia, Rosijane Moura Tukano e Carla Wisu Dessana.
O workshop receberá apoio da Comunidade Econômica Europeia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Projeto de Cooperação Internacional, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Redes Sociais