Concurso de Fotografia terá premiação durante o II Seminário Saúde Coletiva e Sustentabilidade, nos dias 14 e 15 de agosto. Envie sua foto e concorra
Como parte do evento, o concurso tem o objetivo de dar visibilidade, por meio de imagens fotográficas, aos “efeitos e expressões da crise climática na Amazônia”
Com o tema “Amazônia no contexto dos eventos climáticos extremos”, a segunda edição do Seminário Saúde Coletiva e Sustentabilidade será realizada na Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), Unidade Acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), nos dias 14 e 15 de agosto de 2025. O evento é fruto de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), o Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Eventos (Padev/UEA), e conta com o apoio de diversas instituições parceiras.
Nesses dois dias, são esperadas/os pesquisadoras(es), estudantes, lideranças sociais e representantes institucionais para debater os desafios éticos, políticos, ambientais e epistêmicos que emergem da crise climática na região. A programação inclui duas conferências e quatro mesas-redondas, além de atividades culturais. Na pauta, os temas são: Mudanças climáticas e seus impactos sobre a saúde e os modos de vida; Sociodiversidade, saberes tradicionais e resistência territorial; Políticas públicas, governança e cooperação regional; Reemergência de agravos e desigualdades em saúde; e Práticas interculturais, juventudes indígenas e justiça socioambiental.
1º Concurso de Fotografia
Ainda que as inscrições para o evento principal já estejam encerradas, o “Concurso de Fotografia - Amazônia e crise climática em imagem” segue recebendo colaborações. O objetivo dessa atividade é dar visibilidade, por meio de imagens fotográficas, aos efeitos e expressões da crise climática na Amazônia.
As fotografias devem, preferencialmente, retratar impactos ambientais, resistências territoriais, conflitos, injustiças socioambientais e modos de enfrentamento das populações amazônidas frente às mudanças climáticas. As imagens selecionadas farão parte de uma exposição presencial durante o seminário e a premiação será realizada durante a sessão de encerramento do Seminário.
Acesse o perfil do evento para saber mais: @saudecoletivaesustentabilidade
Reflexão crítica e responsabilidade ética
Ao conclamar profissionais, estudantes e pesquisadores para o debate crítico e articulado com a realidade regional, o convite elucida: “Espera-se que o evento transcenda a função de fórum acadêmico, tornando-se um catalisador de reflexão crítica sobre as responsabilidades éticas, políticas e epistemológicas da saúde coletiva diante da emergência climática. É imperativo que essa área assuma uma postura ativa na problematização das respostas estatais e na formulação de políticas públicas robustas, capazes de enfrentar os efeitos das mudanças climáticas sobre a saúde humana, com atenção prioritária às populações estruturalmente vulnerabilizadas”.
Nesta edição, o Seminário propõe a análise crítica e contextualizada sobre o lugar da saúde coletiva diante da intensificação dos eventos climáticos extremos que redefinem a realidade socioambiental amazônica. “Mais que discutir, o evento pretende desestabilizar consensos e tensionar as fronteiras entre os saberes tradicionais da saúde coletiva e os imperativos impostos pela crise climática global, cujos efeitos, longe de serem abstratos, vêm deteriorando profundamente as condições de vida e os direitos à saúde de populações inteiras. Especialmente entre os grupos historicamente negligenciados, como os povos e comunidades tradicionais da Amazônia, para os quais as mudanças ambientais representam ameaças concretas à continuidade de seus modos de vida e à sua existência com dignidade”, revela o texto de chamamento.
Redes Sociais