Página inicial > Últimos Eventos > IFCHS realiza primeira mostra de pesquisa científica entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 15h01 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 15h01 | Acessos: 794

O Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam) por meio de uma Comissão Organizadora (CO) promovem a I Mostra da Pesquisa Científica do IFCHS. Porque pesquisa é coisa séria!, entre os dias 29 de outubro a 1 de novembro de 2019. O evento terá cerimônia de abertura na terça-feira, 29, às 18h no auditório Rio Solimões do Instituto. O interessado deve confirmar a sua presença nesse email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

De acordo com o presidente da CO, professor César Augusto Bubolz Queirós, em 2019 as universidades públicas brasileiras foram bombardeadas por políticas de cortes e ataques morais, em que o discurso do até então ministro da Educação Abraham Weintraub as instituições de ensino foram definidas como locais de balbúrdia. Para a CO, esse evento surge como uma resposta, lançando luz para outras problematizações acerca das vivências e enfrentamentos do fazer da pesquisa científica na contemporaneidade.

O docente entende que a mostra pretende gerar um diálogo aberto com a diversidade de produção de conhecimento e do estar em rede com as múltiplas maneiras do que seria o devir da educação e suas lógicas do conhecimento científico acadêmico, considerando suas implicações na sociedade como um todo. Em outro momento, haverá encontro dos sete Programas de Pós-Graduação: PPGH (História), PPGEO (Geografia), PPGSCA (Sociedade e Cultura na Amazônia), PPGAS (Antropologia Social), PPGSS (Serviço Social), PPGS (Sociologia) e PROF-FILO (Filosofia).

Os eixos temáticos de discussão serão gênero; etnologia e povos tradicionais; trabalho e movimentos sociais; políticas e instituições; fronteiras, migrações e território; natureza, sociedade e cultura; filosofia, interdisciplinaridade e pensamento amazônico.

“Revigorar este ambiente de debates se torna fundamental e simultaneamente desafiador por sua abrangência analítica, política, epistemológica e ética”, explica Queirós que finaliza que “esta mostra visa posicionar a relevância internacional e os impactos das pesquisas produzidas no espaço do IFCHS em uma trajetória de duas décadas”.

Acompanhe a página do evento no Facebook:  https://www.facebook.com/mostraifchs/, e confirme presença no evento: http://bit.ly/MostraIFCHS2019.