Página inicial > Últimos Eventos > CAUA promove a exposição ‘Coletiva: Um’

CAUA promove a exposição ‘Coletiva: Um’

Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 14h34 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 15h33 | Acessos: 1203

O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA) promove a exposição ‘Coletiva: Um’. O público tem à disposição uma pequena parte do acervo do artista Paulo Simonetti, que, ao longo de décadas, colecionou inúmeras obras (xilogravuras, litogravura e gravura digital, bem como pinturas a óleo, acrílica e lápis pastel, mosaico e esculturas) de vários artistas locais, nacionais e mundiais. A exposição está em cartaz na galeria do CAUA até o dia 17 de outubro. O Centro de Artes está localizado na Rua Monsenhor Coutinho, 724, no Centro.

Exposição “Coletiva: UM”

A exposição apresenta vinte seis obras de diversas técnicas e temáticas. A coleção teve início em 1991 quando o estudante Paulo Simonetti do curso de Educação Artística foi auxiliar na montagem da exposição do artista plástico Eduelsonn e na oportunidade comprou sua primeira obra. Assim, durante os anos seguintes, iniciou-se uma jornada de compras, trocas, permutas e doações que conta atualmente com 184 obras.

É uma pequena parte do acervo, composta por obras de artistas amazonenses que são referências das artes visuais no Amazonas como: Afrânio de Castro, Francimar Barbosa, Hahnemann Bacelar, Jair Jacqmont, Anísio Melo, Eli Bacelar, Eduelsonn, Auxiliadora Zuazo, Fernando Junior, José Stenio, Homero Amazonas, Zeca Nazaré, Priscila Pinto, Samantha Karlia, Hadna Abreu, Turenko Beça, Arnaldo Garcez, Mario Cezar, Raiz, Amanda Santos e Paulo Simonetti. Também fazem parte do acervo obras de artistas nacionais Mario Teles, Di Farias e Manoel Neto e internacionais como a Fayga Ostrower.

A montagem da exposição e a criação de um catálogo digital com sua publicação em um blog fazem parte da proposta de disponibilizar o acesso ao acervo do Projeto de Pesquisa 'Coleção Simonetti: pesquisa e catalogação do acervo de artes visuais' PIBIC18/19.