Página inicial > Últimos Eventos > Palestra de encerramento da I Jornada Residência Pedagógica de Filosofia acontece nesta quinta-feira, 10

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 16h41 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 17h06 | Acessos: 1369

A I Jornada Residência Pedagógica de Filosofia, que integra o Programa Residência Pedagógica (RP) – subprojeto Filosofia encerra suas atividades nesta quinta-feira, 10, com a palestra “Práxis Metodológica para o ensino de Filosofia: Fanzine e Poesia” que será proferida pelos professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/AM) Erika Carmo e Adriano Furtado, e a egressa do curso de Filosofia/Ufam, Samantha Neves. O evento acontece às 9h30, no auditório Rio Alalaú, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam), setor Norte.

As atividades, ocorridas a partir de encontro semanal ao longo do período letivo, se encerram com a palestra que conta como carga horária complementar. É o desfecho da I Jornada Residência Pedagógica de Filosofia, que teve início no dia 15 de agosto.

O protagonismo estudantil é proposta da primeira Jornada de Residência Pedagógica que tem a participação de professores palestrantes no dia 22 de agosto com o professor Lucas Angione, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e agora no encerramento com os professores da Seduc/AM que vivenciam a práxis do ensino de filosofia cotidianamente na sala de aula: a professora Erika Carno, em sala de aula virtual pela transmissão do Centro de Mídias (Cemeam/Seduc/AM) e o professor Adriano Furtado, vanguardista dos Fanzines no Amazonas, em sala de aula de Ensino Regular.

A participação da egressa em Filosofia, Samantha Neves, abordará sua vivência em Estágio Supervisionado resultando no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de discutir o tema “Estética Filosófica, em conexão com a Filosofia e a Poesia”.

De acordo com a coordenação, ao longo das atividades da jornada, notou-se que todas as atividades foram norteadas pelo exercício da práxis do Ensino de Filosofia, emancipador e amoroso, permitindo assim, um alto nível de discussão, não deixando a desejar a temática do Ensino de Filosofia, tanto no campo teórico, como no campo da experiência, fazendo desta primeira experiência já exitosa.

A oficina de cartazes, o Maracatu Batuque Baque Mulher e as apresentações dos artistas Gean Melo e Thais Pimentel são atividades que ocorrerão paralelo a palestra.

Sobre os palestrantes

Erika Patrícia Fonseca do Carmo, feminista, professora de filosofia graduada pela Ufam, atualmente atua na Rede Estadual de Educação, mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvendo pesquisa sobre o ensino de filosofia e recursos tecnológicos para educação. Militante do 8M/Manaus, Articulação de mulheres do Amazonas e Articulação de Mulheres Brasileiras, organizações de mulheres que combatem a violência de gênero em nível Estadual e Nacional.

Adriano Furtado, graduado em Filosofia pela Ufam e professor na Seduc/AM. É vanguardista em fanzines, com uma vasta produção literária, na qual retratam temas da atualidade, problemas filosóficos, entre outros assuntos, com temas: Filho da Mãe; Por um Fio; O Curupira Apaixonado; O Sábio que Assobiava; Existessência, entre outras.

Samantha Pereira Neves, formada em Design de Moda, que produziu uma coleção de roupas inspirada no movimento feminista, participou em série promovida pela TV Futura, abordando sobre Identidade Amazônida. Possui conhecimentos básicos de audiovisual e é Formada em Filosofia/Ufam-2019. Ativista, militante e combatente na luta contra o patriarcado opressor, participa ativamente de eventos e atos, tais como Contra LGBTfobia e Marcha das Mulheres. De roupas ousadas, Samantha é sinônimo de dinamismo e inovação.