Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Seminário apresenta Yiannis Charalambous com palestra sobre reparos automáticos em códigos de inteligência artificial
Início do conteúdo da página

Seminário apresenta Yiannis Charalambous com palestra sobre reparos automáticos em códigos de inteligência artificial

Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2024, 09h05 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2024, 10h24 | Acessos: 235

Promovido pelo grupo de pesquisa e-Controls do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), a série de seminários apresenta ao público participante temas variados sempre com foco no que há de mais avançado na área de cibernética, controle e automação. Na sexta-feira, 12, às 8h30 (horário de Manaus), ocorre a segunda edição do evento. O convidado desta vez é Yiannis Charalambous, pesquisador da Universidade de Manchester, da área de reparo automático de programas, modelos de linguagem e bounded model checking, que falará sobre o tema: “Automatically repairing AI code using Large Language Models and Bounded Model Checking (Reparando automaticamente código de IA usando modelos de linguagem grande e verificação de modelo limitado)”. A palestra é aberta a todos. Para participar, basta acessar o link abaixo ( Google Meet) ou acompanhar por meio da transmissão ao vivo no Youtube.

“A série de seminários contará com eventos mensais com horários e temas definidos algumas semanas antes. Mas o projeto Cybersecurity in Networked Controlled Systems (cyber.net.con) também contará com outras atividades como: atividades de pesquisas conjuntas entre os times na área de segurança cibernética, verificação formal, inteligência artificial e sistemas de controle  e automação; intercâmbio de pesquisadores e alunos; e workshops para divulgação dos resultados e aproximação do restante da sociedade (empresas, agências governamentais,  instituições de pesquisa, etc)”, declara o professor Iury Bessa, coordenador do projeto e líder do grupo e-Controls do PPGEE/Ufam.

O evento é promovido pelo consórcio entre Ufam, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), e Universidade de Manchester (UoM) e tem o financiamento do CNPq.

 O objetivo do projeto é desenvolver abordagens que permitam o projeto de sistema ciberfísicos e embarcados mais seguros, sobretudo do ponto de vista de ameaças cibernéticas. Nesse sentido, a série de seminários foi proposta como uma ação de disseminação e troca de experiências entre os times do projeto e outros grupos que estejam na vanguarda do tema.

Sobre a Palestra do professor Yiannis Charalambous

À medida que a sociedade depende cada vez mais da inteligência artificial, a necessidade de confiança nas redes neurais torna-se mais crítica. No entanto, as redes neurais frequentemente apresentam vulnerabilidades que podem minar essa confiança. “Neste seminário, apresentarei os esforços do nosso grupo de pesquisa para aumentar a confiabilidade das redes neurais incorporadas no código C. Utilizamos modelos de linguagem grande em conjunto com verificação de modelo limitado para identificar e reparar essas vulnerabilidades de forma eficaz”, expôs o preletor.

Links para participação:

Google Meet: https://meet.google.com/svc-zzon-eyg

Youtube: https://www.youtube.com/@e-ControlsUFAM/streams

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página