Página inicial > Últimos Eventos > Ensino de Língua Francesa no Amazonas é tema central da IV Semaine de la Francophonie

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 11h10 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 11h38 | Acessos: 410

Edição Sebastião de Oliveira

Revisão Rozana Soares

Nos dias 19 e 20, a Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam), por meio do curso de licenciatura em Letras Língua e Literatura Francesa, promove a IV Semaine de la Francophonie, com o tema “Debates, desafios e reflexões sobre o ensino de Francês Língua Estrangeira no Amazonas”. No primeiro dia, o evento será presencial, no auditório Rio Solimões do IFCHS, com início às 14h e término às 18h. A inscrições serão feitas no local a partir das 13h. O segundo dia será virtual, também das 14h às 18h.

Acesse os links para as salas virtuais:

As discussões têm como objetivo debater a realidade, os desafios e as perspectivas do ensino de Língua Francesa no Amazonas. Em um estado conhecido por sua riqueza natural e diversidade cultural, o aprendizado de línguas estrangeiras desempenha um papel fundamental na formação educacional dos estudantes, abrindo portas para oportunidades acadêmicas, profissionais e culturais.

No entanto, ao abordar o ensino de língua francesa no Amazonas, nos deparamos com diversos desafios que merecem nossa atenção e ação conjunta. Entre tais desafios estão temas como a formação e a capacitação docente, inclusive com estímulo à formação continuada em programas lato stricto sensu; a relevância do ensino do francês tanto na esfera privada de ensino quanto na pública; a divulgação e o reconhecimento da importância do ensino de francês considerando as relações históricas, culturais e econômicas entre nosso país e países francófonos sobretudo quando olhamos, também, para o contexto local e a instalação de empresas francesas na zona franca de Manaus.

Por fim, é crucial reconhecer a importância da colaboração entre instituições educacionais, governamentais e a comunidade em geral para enfrentar os desafios do ensino de língua francesa no Amazonas. Ao trabalharmos juntos para desenvolver políticas e programas educacionais mais inclusivos e eficazes, podemos garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade em francês e possam colher os benefícios de serem cidadãos globalmente conscientes e culturalmente informados.

A coordenação convida todos os interessados a compartilhar suas perspectivas, ideias e soluções para fortalecer o ensino de língua francesa no Amazonas. Somente através do diálogo e da colaboração podemos superar os desafios e criar um futuro mais promissor para a educação linguística em nossa região.

Além da mesa redonda, no dia 19, que contará com a presença de representantes da escola pública Escola Estadual José Carlos Mestrinho (escola bilíngue português-francês) e privada Aliança Francesa de Manaus, que ofertam o ensino de francês à sociedade amazonense, da formação continuada em nível de mestrado da Faculdade de Letras (PPGL/Ufam) e do ensino de francês por meio da extensão universitária da UFAM (Projeto CEL), contaremos também  com as participações do professor Marky Jean-Pierre, do Departamento de Línguas Estrangeiras, da Universidade das Bahamas (University Of The Bahamas) e da Professora Maria Clara Carneiro, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que farão suas conferências on-line através das plataformas Zoom e Google Meet, no dia 20.