Página inicial > Últimos Eventos > PPGQ promove Ciclo de Seminários na próxima quarta-feira, 25

PPGQ promove Ciclo de Seminários na próxima quarta-feira, 25

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 16h24 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 12h37 | Acessos: 1076

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Amazonas (PPGQ/Ufam) inicia, na próxima quarta-feira, 25, o 'Ciclo de Seminários', com o primeiro intitulado 'Alcaloides e benzenoides das cascas de Duguetia Surinamensis (annonacea) e citotoxidade', que será ministrado pelo professor Emmanoel Vilaça Costa. O evento ocorre no auditório do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (DQ/ICE/Ufam), localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

Sob a coordenação do professor Kelson Mota T. Oliveira, o seminário objetiva divulgar resultados quanto ao estudo fitoquímico da espécie da família Annonaceae , plantas endêmica na Amazônia, como o birabá, graviola e outras, investigando substâncias presentes nessas plantas, como a atividade citotóxica frente a diferentes linhagens de células tumorais, com o isolamento de alcaloides e benezoides.

Sobre o palestrante

O professor Emmanoel Vilaça Costa é graduado em Química, com mestrado em Química de Produtos Naturais pela Ufam e doutorado em Química, na área de Ressonância Nuclear Magnética, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi professor adjunto na Universidade Federal de Sergipe (UFSE) e, atualmente, é professor adjunto II na Ufam, do Departamento de Química do ICE. Tem atuado em diversos temas na área de Produtos Naturais, especialmente em fitoquímica de plantas da flora brasileira, quimiotaxonomia, óleos essênciais, cromatografia, espectrometria de massas e RMN. Está vinculado ao PPGQ da Ufam, com muitas publicações em sua área de pesquisa. É atualmente bolsista de Produtividade em Pesquisa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nível 2.