Página inicial > Últimos Eventos > I Jornada Residência Pedagógica de Filosofia realiza palestra ‘Interface entre Educação Popular e Educação Indígena’

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 12h48 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 16h02 | Acessos: 751

A coordenação do Programa ‘Residência Pedagógica (RP) – Subprojeto Filosofia’ convida a comunidade acadêmica da Ufam e de outras instituições de ensino que desenvolvam atividades de formação de professores para a palestra intitulada ‘Interface entre Educação Popular e Educação Indígena’, que será proferida pela acadêmica de Pedagogia da Ufam, Raidrine Moçambite Viana, nesta quinta-feira, dia 19, no auditório Rio Alalaú, na Faculdade de Educação (Faced), das 9h30 às 12h. A atividade (que conta como carga horária complementar) faz parte da ‘I Jornada Residência Pedagógica de Filosofia’, que começou no dia 15 de agosto e encerra no dia 10 de outubro, com um encontro por semana.

O tema da palestra tem como eixo central a questão da práxis dialógica, categoria de ação que norteia o ensino de Filosofia e base conceitual para a Filosofia da Educação. Trata-se de um pensar sistemático sobre a filosofia e a educação que tem como consequência a teoria ancorada na prática e a prática fundamentada na teoria.

Considerando que a filosofia significa 'amizade pelo conhecimento' e que o filósofo é o 'amigo do saber', o evento pretende estabelecer um diálogo que retome os primórdios da Filosofia, fazendo uma conexão com a conjuntura atual.

Neste contexto, a palestra da estudante Raidrine Viana traz como principal referencial teórico a obra de Paulo Freire, tendo como ponto de partida o resultado de duas pesquisas realizadas pela expositora, financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Amazonas, ‘A Pedagogia de Projetos desenvolvida em Manaus: um estudo de caso na Escola Indígena Kanata T-Ykua’ e ‘As concepções de Educação Popular e o pensamento de Paulo Freire na experiência do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais (NEPE/Faced-Ufam (1989-2017): contradições, perspectivas e atualidade do legado’.

Na abertura de cada atividade, é realizada uma declamação coletiva de um cordel (produzido semanalmente por integrantes da coordenação do evento).  O objetivo do cordel é trazer as linhas gerais de cada apresentação de forma poética, usando o método da sensibilização filosófica, falando da Filosofia e seu ensino, de forma simples.

Perfil da palestrante

Raidrine Moçambite Viana é acadêmica de Pedagogia da Ufam. É integrante do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais (NEPE), um núcleo que discute e vivencia os princípios da Educação Popular de Paulo Freire. A palestrante também integra a equipe de coordenação da Jornada e faz parte do movimento estudantil da Ufam.

Recentemente, Raidrine Viana publicou a pesquisa 'A Pedagogia de Projetos desenvolvida em Manaus: um estudo de caso na Escola Indígena Kanata T-Ykua' na Revista Amazônida da Faculdade de Educação da Ufam. Recebeu 'Menção Honrosa' quando apresentou o relatório final deste projeto no Conic/Ufam de 2018.