Página inicial > Últimos Eventos > Faculdade de Artes recebe Antonio Giacometti para workshop sobre educação musical

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h07 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h33 | Acessos: 405
Por Rosiel Mendonça - Faculdade de Artes (FAARTES)

A Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) abriu inscrições para o workshop “Construção de ensembles juvenis e teatro musical para crianças e adolescentes: como e por quê”, que será ministrado pelo professor e compositor Antonio Giacometti, entre os dias 04 e 07 de dezembro.

O formulário de inscrição está disponível no link https://forms.gle/3DgWbwJjGRBJ6E6f9. Ao todo, são ofertadas 50 vagas de forma gratuita, destinadas a professores e estudantes universitários.

De 04 a 06 de dezembro, as aulas teóricas e laboratoriais serão realizadas no Centro de Artes da Ufam (Caua), localizado na rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro, das 14h às 18h. O workshop encerrará com um recital no dia 07 de dezembro, a partir das 14h, na Sala 6 do Bloco Mário Ypiranga Monteiro, no Setor Norte do campus universitário (Coroado).

A coordenação é do professor Bruno Nascimento, docente dos cursos de Música da Faartes.

Sobre o convidado

Antonio Giacometti nasceu em Brescia (Itália), em 1957. Após estudos de literatura clássica e a graduação em Composição no Conservatório de Música de Milão, consolidou sua cultura pedagógica e didática, um setor no qual trabalha desde 1984, deixando importantes contribuições como divulgador e também como operador didático.

Como compositor, Giacometti ganhou vários prêmios em competições nacionais e internacionais. Ele possui um grande catálogo de obras para solistas, ensembles, orquestra sinfônica, coro, teatro musical, com mais de 190 títulos, estreados em vários lugares do mundo.

Em 2007, criou o projeto “Insegnare la musica giocando al teatro” (Ensinar a música brincando de teatro), realizando-o com crianças de escolas de primeiro grau em Brescia e ganhando, com essa iniciativa, o importante “Premio Abbiati per la scuola”. É autor de cinco livros de argumento pedagógico musical e atua como professor ordinário do Departamento de Composição na Instituição Superior de Estudos Musicais, em Modena, onde exerce a função de diretor.