Página inicial > Últimos Eventos > ICE promove a VII Semana de Ciência e Tecnologia entre 18 e 23 de outubro

ICE promove a VII Semana de Ciência e Tecnologia entre 18 e 23 de outubro

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 09h03 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 15h28 | Acessos: 1716

Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, o Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam) promove, de 18 a 23 de outubro, a VII edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SECT/ICE). Com uma vasta programação, o evento, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, reúne estudantes do ensino básico e superior, professores e pesquisadores dos cursos de Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química para discutir o ensino das ciências exatas na atualidade. O evento é aberto ao público.

A programação inclui palestras, oficinas, minicursos, mesas-redondas, estandes de projetos e de Conselhos, Museu de Geociências e espaços culturais. O evento promove a unificação das Semanas de Cursos do ICE e os integra à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A SECT-ICE engloba todas as habilitações dos cursos de: Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química e ainda amplia o esforço de descobrir, atrair e valorizar talentos. Além de interagir com a Rede de Ensino Básico, criando um ambiente de reflexão sobre o ensino de Ciências Exatas na Ufam e na comunidade local.

Programação

Apresentação de Trabalhos (oral e pôster), palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas são algumas das atividades realizadas durante a VII SECT. Coordenada pela professora Karime Bentes, o evento congrega em um mesmo espaço e período as Semanas de cada um dos cursos do Instituto e as integra ao evento maior que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “A VII SECT/ICE viabilizará a divulgação dos produtos desenvolvidos por cada curso não somente à comunidade acadêmica, mas também ao público visitante. A Semana busca ainda ampliar o esforço de descobrir, atrair e valorizar talentos, integrar os cursos e comunidade (discentes, docentes e técnicos em educação) do ICE e interagir com a rede de ensino básico e superior do Amazonas, criando um ambiente de reflexão sobre o ensino de Ciências Exatas”, informa a coordenadora.

No primeiro dia da Semana, será realizada a palestra de abertura com a participação da professora Maria Olívia Simão, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/Ufam), que abordará o tema “Sustentabilidade na Universidade Pública”, a partir das 16h, no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Em sua 16ª edição, a SNCT é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (, conta com a colaboração de universidades e instituições de pesquisa; escolas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; ONGs e outras entidades da sociedade civil. Em 2018, foram quase 95 mil atividades em 1.506 municípios brasileiros de todos os Estados, envolvendo mais de 1.500 instituições.

Mais informações no site do evento.