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Grupo de Pesquisa Questão Social e Serviço Social realiza a 5ª edição do Encontro de Políticas Públicas para Pan-Amazônia e Caribe - EPPPAC 2019

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 13h17 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 16h02 | Acessos: 1511

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

O Grupo de Pesquisa Questão Social e Serviço Social no estado do Amazonas, juntamente com Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant, por meio do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realiza nos dias 13, 14 e 15 de setembro, a 5ª edição do Encontro de Políticas Públicas Para Pan-Amazônia e Caribe (EPPPAC) com o tema 'Universidade e formação em época de migrações e intensos deslocamentos a partir da Pan-Amazônia e Caribe do século XXI'.

O EPPPAC é um evento acadêmico, científico e social que congrega discentes e docentes de universidades da Pan-Amazônia e Caribe e profissionais de instituições que lidam com políticas públicas em geral. A Amazônia, com sua diversidade de culturas e povos, é uma região vital para que as diferentes abordagens acadêmico-científicas proponham inovações teórico-práticas para a construção de relações culturais, políticas, sociais, econômicas e tecnológicas, onde o homem esteja na centralidade dessas relações.

Com escala de atuação local, regional, nacional e internacional, o Encontro pretende consolidar-se a cada edição como espaço de discussão e propostas de políticas públicas para a Pan-Amazônia e Caribe, privilegiando as ações investigativas nas áreas das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Multi e Interdisciplinar. 

A professora do curso de Serviço Social, Heloisa Helena, é idealizadora e coordena o evento desde a sua primeira edição. "O EPPPAC, enquanto um encontro da contemporaneidade, quer problematizar e refletir sobre as expressões da questão social da atualidade desde a 1° edição. Neste ano, o tema do Encontro sobre educação em tempos de imigrações e deslocamentos traz para discussão uma questão mundial na particularidade da Pan-Amazônia e singularidade da tríplice fronteira do Alto Solimões", comentou a coordenadora.

O 5º EPPPAC (2019) tem como objetivo, por meio de conferências, mesas coordenadas e dialogadas com os participantes, a produção de novos conhecimentos sobre o tema proposto. Para isso, propõe-se a operacionalização metodológica de debates, filmes e a apresentação das produções acadêmico-científicas dos participantes nos formatos de comunicação oral e pôster. 

O evento contará com 25 Grupos de Trabalhos (GT), dos quais treze foram apresentados por professores do Instituto de Natureza e Cultura (INC) e membros do Grupo de Pesquisa promotor do EPPPAC.

Público-alvo

O público-alvo do evento são docentes, discentes de graduação e dos diversos níveis de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, pesquisadores, profissionais de instituições e comunitários que se interessem pelas áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Multi e Interdisciplinares.

Grupos de Trabalhos

GT 01 título: Transcendendo fronteiras, redes, interculturalidade e práticas sociais em contextos multiculturais e transnacionais;

GT 02 título: Povos indígenas e políticas públicas nas fronteiras da paramodernidade Amazônica;

GT 03 título: Proteção social, economia e cultura na Pan-Amazônia e Caribe;

GT 04 título: Migrações e deslocamentos nas fronteiras da Pan-Amazônia: as influências dos fluxos migratórios nos aspectos sociais, econômicos, culturais, político, ambientais e étnicos em espaços fronteiriços da Amazônia;

GT 05 Título: Questão socioambiental, recursos naturais, povos tradicionais, processos migratórios e direitos humanos;

GT 06 título: Marxismo e Amazônia;

GT 07 título: Diversidade Étnico-Cultural e políticas educacionais no Alto Solimões: Os desafios da tríplice fronteira;

GT 08 título: A tendência da base comum nacional nos diversos contextos da Pan-Amazônia: Os prós e os divergentes discursos no caso brasileiro;

GT 09 título: História sobre migrações de minorias tribais na época da borracha, em território da tríplice fronteira, no contexto da Revolução Industrial e o capitalismo inglês do século XX;

GT 10 título: Planejamento de Políticas Públicas e Fronteiras na Pan- Amazônia e Caribe;

GT 11 título: O processo de constituição das identidades étnico- religiosas na Amazônia: fronteira entre as múltiplas manifestações religiosas na Pan-Amazônia;

GT 12 título: Protagonismo feminino indígena na universidade: espaço de formação acadêmica e das múltiplas compreensões acerca das atuais conformações da sociedade no século XXI na Pan-Amazônia;

GT 13 título: Educação e Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe.

GT 14 título: A língua como eixo integrador nos processos socioculturais em regiões de fronteira no contexto amazônico.

GT 15 título: Estudos interdisciplinares da Amazônia contemporânea.

GT 16 título: Gênero: Movimento LGBTQI+, e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual entre as fronteiras da Pan-Amazônia.

GT 17 título: Educação, Formas de Trabalho e Cultura na Tríplice Fronteira.

Perfil

A professora Heloísa Helena possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professora associada 4 da Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA. Tem experiência nas áreas de Serviço Social e Interdisciplinar, com pesquisa e estudos, nos temas: assistência social, saúde, direitos sociais, políticas públicas, processos sociais históricos e culturais de populações tradicionais. A professora Heloísa Helena Corrêa da Silva participou da implantação da unidade acadêmica Instituto de Sociedade e Cultura, quanto posteriormente, na presidência da comissão de criação do primeiro curso de Antropologia do Brasil, que funciona na unidade citada, e ainda, na presidência dos concursos para as unidades de Benjamin Constant e Humaitá e também presidente da comissão de concurso das unidades acadêmicas do interior.

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