Página inicial > Últimos Eventos > Projeto Obesus abre inscrições para curso 'Gestão do SUS para Prevenção, Controle e Tratamento da Obesidade no Amazonas' até o dia 20

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 10h29 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 13h57 | Acessos: 2327

O Projeto Obesus, ligado ao Núcleo de Atividades Integradas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), abre processo seletivo para participantes do Curso de Gestão do SUS para Prevenção, Controle e Tratamento da Obesidade no Amazonas. As inscrições ocorrem até dia 20 de setembro e o curso é semipresencial, com carga horaria de 40 horas, sendo 24 horas realizadas à distância e 16 horas de forma presencial, em Manaus (AM).

O objetivo é qualificar e fortalecer as estruturas de gestão do SUS e da educação na saúde, com enfoque na prevenção e tratamento da obesidade, por meio do incentivo ao diálogo permanente entre os três poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e a sociedade. Além de potencializar ações voltadas para a qualificação dos serviços do SUS, com enfoque no controle social para construção de estratégias de gestão e educação em alimentação e nutrição que correspondam as demandas da população.

Público alvo

- Coordenadores Estaduais e Municipais do Setor de Alimentação e Nutrição;

-  Coordenadores Estaduais e Municipais da Atenção Básica;

- Conselheiros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-AM);

- Integrantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas(Cosems-AM)

Os candidatos interessados devem ser indicados pelos Secretários Municipais de Saúde, pelo Secretário Estadual de Saúde, pelo Presidente do CONSEA e pelo Presidente do COSEMS, via ofício para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Vagas

São 140 vagas, partilhadas entre os 62 municípios do estado do Amazonas, respeitando no máximo 2 vagas por munícipio (124 vagas), 4 vagas para a gestão do estado, 10 vagas para o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional(CONSEA) e 2 vagas para o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems/AM).

Projeto Obesus

O projeto Obesus - Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS no Amazonas tem o objetivo de fortalecer as ações de manejo da obesidade nas Redes de Atenção à Saúde nos municípios do Amazonas, por meio de cursos de formação para gestores e profissionais de saúde da atenção básica e pesquisa sobre a gestão do cuidado da obesidade.

Este projeto é coordenador pelo professor Bruno Mendes Tavares, ligado ao Núcleo de Atividades Integradas, que é uma parceria entre o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e a Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal do Amazonas. Tem apoio financeiro do Ministério da Saúde por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações no Edital