Página inicial > Últimos Eventos > PPGL realiza cerimônia de abertura do ‘IX Seminário de Metodologia da Pesquisa em Linguagem e Literatura’

Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 14h04 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 14h11 | Acessos: 483

Por Juscelino Simões (editado)

Equipe Ascom    Fotos: William Pinheiro da Silva

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (PPGL/Ufam) promove o IX Seminário de Metodologia da Pesquisa em Linguagem e Literatura entre os dias 12 e 14 de abril de 2023 que acontece nos auditórios Rio Solimões e Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais  (IFCHS), das 14h às 20h. O Seminário está sob a coordenação dos professores e discentes das disciplinas de Metodologia do curso de mestrado do PPGL.

O Programa de Pós-Graduação em Letras realizou nesta quarta-feira, 12, a abertura do ‘IX Seminário de Metodologia da Pesquisa em Linguagem e Literatura’, no auditório Rio Solimões, no IFCHS. A mesa de abertura contou com a participação da professora Marta de Faria e Cunha Monteiro (coordenadora do evento), do professor Leonard Christy de Souza (vice-coordenador do evento); da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, representada pelo professor Edgar Sanches da Propesp; professora Nazaré Ramos do Departamento de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão da Ufam, dos coordenadores do PPGL, Cacio José Ferreira (coordenador) e professora Nicia Petreceli Zucolo (vice-coordenadora) e do diretor da Faculdade de Letras, professor Robert Langlady Lira Rosas.

Logo após a abertura oficial a professora Maristela Barbosa Silveira e Silva da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) proferiu a conferência “Diálogo sobre metodologia da pesquisa: ensino, linguagem e literatura”.

O IX Seminário de Metodologia da Pesquisa em Linguagem e Literatura é coordenado pelos professores Marta de Faria e Cunha Monteiro e Leonard Christy Souza Costa, tendo como organizadores os mestrandos das turmas de Linguagem e Estudos Literários de 2021, 2022 e 2023.

O evento objetiva a acolhida aos novos mestrandos e a prestação de contas à comunidade universitária, com a divulgação e compartilhamento das pesquisas realizadas no PPGL. Assim, haverá a apresentação dos Projetos de Pesquisa, tanto dos trabalhos em andamento (mestrandos), quanto dos trabalhos já defendidos pelos egressos (mestres). Contará ainda, com a presença dos calouros, mestrandos de 2023 e demais interessados em ingressar no Programa, como acadêmicos de graduação e graduados, professores de Línguas e Literaturas da Educação Básica (pública ou privada) e a sociedade em geral. É um evento aberto e gratuito ao público em geral.

Na programação haverá apresentação do PPGL pela coordenação do curso, conferências e debates, mesas-redondas e apresentações culturais. Com isso, o evento visa fortalecer, incentivar, divulgar e contribuir com a Pesquisa Científica, especialmente na região Amazônica. Bem como a valorização do professor e melhorar a qualidade da educação no Estado, seja em quaisquer esferas (municipal, estadual ou federal), pública ou privada.

De acordo com a coordenação do evento, é por meio da divulgação e publicação das pesquisas científicas, do compartilhamento de ideias de grupos de pesquisa e estudo que se eleva cientificamente um país.  “É preciso pensar no local, para chegar ao regional, nacional e alcançar o mundial. As pesquisas propiciam reflexões e encaminhamentos para possíveis soluções de problemas, por isso elas devem ser contínuas no exercício de qualquer profissão e, principalmente, na docência, pois é necessário um professor-pesquisador-reflexivo, atuante e ético no seu ofício profissional e como cidadão”, destacou a coordenadora do evento, professora Marta de Faria e Cunha Monteiro.