Página inicial > Últimos Eventos > Caua oferta ‘Oficina de iniciação à prática da Cerâmica’. Inscrições abertas

Caua oferta ‘Oficina de iniciação à prática da Cerâmica’. Inscrições abertas

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 17h16 | Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2023, 17h16 | Acessos: 1045

O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua/Ufam) está com inscrições abertas para a ‘Oficina de iniciação à prática da Cerâmica’ que ocorre no período de 18 a 27 de abril de 2023. A oficina que é uma proposta do Projeto ‘Maii, Arte da terra’ está dividida em duas turmas: Canecas e Biojóias. O Caua está localizado na Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro.

Acesse link de inscrições:

PROGRAMAÇÃO PREVISTA

Dia 18 a 20 de abril de 2023 – (terça, quarta, quinta)

Oficina de Canecas

Faixa Etária: A partir de 16 anos

Início - 14h

Término - 17h

Dia 25 a 27 de abril de 2023 – (terça, quarta, quinta)

Oficina de Biojóias

Faixa etária: A partir de 16 anos

Início - 14h

Término - 17h

Sobre o projeto

O projeto “Maii, Arte da terra” propõe um conjunto de oficinas que revisita a prática da Cerâmica que está focado no conhecimento ancestral, porém adormecido pelo processo colonizador em nossa cultura. A partir das oficinas se promove uma experiência imersiva para um público iniciante que busca o primeiro contato com a matéria prima e as principais técnicas de modelagem manual. Dentre os objetivos, estão: contribuir para o fortalecimento cultural e artístico local, estimular a cadeia criativa e empreendedora de Manaus fomentando um ciclo de produção sustentável, e a popularização da arte cerâmica.

As oficinas são ministradas por arte educadores ceramistas que somam junto à comunidade suas experiências de prática contínua, pesquisas e manifestações artísticas. O nome Maii (MAIÍ) tem origem da expressão “Maií Nawa” (do povo da terra), do idioma Hãtxa Kuin, língua de tronco Pano da etnia Huni kuin.

O projeto é uma produção da artista e arte educadora Geovana Balbi e será executado em parceria pelo Coletivo Maii de ceramistas, do qual é integrante e conta com a seguinte ficha técnica: Rafael Rodrigues (Direção de comunicação visual e assistente de produção), Orlane Freires (Consultora de Arte Educação), Lú Saturno (Articuladora de projeto), Edson Miranda (Professor assistente), Eduardo Medeiros (Professor assistente).

O MAII é um coletivo de artistas ceramistas iniciado em 2019 por estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem como principais objetivos consolidar-se como empreendimento sustentável e ser referência da prática cerâmica local. Como missão busca exaltar a apreciação e a relevância cultural, constituindo redes colaborativas junto à comunidade conectando pesquisa, prática e a expressão artística.

Este projeto foi contemplado pelo edital MANAUS FAZ CULTURA 2022, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município.