Página inicial > Últimos Eventos > Ufam realiza III Mesa-Redonda Abril Verde em alusão ao dia mundial da 'Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho'

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 13h44 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 14h51 | Acessos: 754

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas (Progesp/Ufam) realiza a III Mesa-Redonda Abril Verde e alusão ao dia mundial da ‘Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho’, celebrado no dia 28 de abril. O evento intitulado 'Saúde e Segurança do Trabalho no serviço público no Amazonas: Principais doenças/problemas e alternativas de enfrentamento”, acontece na quinta-feira, 27, das 13h às 17h, no Auditório Guilherme Nery da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), Setor Sul do Campus Universitário.

A III Mesa-Redonda Abril Verde é resultado da parceria entre o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS/Ufam) e o Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), por meio da Coordenação de Saúde e Segurança no Trabalho (CSST) que objetiva promover debates sobre o tema.

De acordo com a coordenação do evento, a data de celebração ao ao dia mundial da ‘Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho’,  foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida, em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores ocorrido em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

Os palestrantes convidados para este debate são membros de órgãos públicos diretamente ligados ao atendimento de saúde, segurança no trabalho e direito dos trabalhadores. O evento é voltado para os servidores públicos, engenheiros e técnicos de segurança no trabalho, profissionais da área de saúde, direito, discentes, docentes e demais profissionais interessados na temática.

As inscrições serão realizadas presencialmente no local do evento com certificação de quatro horas.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Programação:

13h  Credenciamento

14h Cerimônia Oficial de Abertura

Moderadora.  Tatiana Castro da Costa – Enfermeira Unidade SIASS/UFAM

1. 14h30min: Adoecimento e notificações no Estado do Amazonas: Estudo comparativo dos dados de adoecimento dos servidores públicos com os demais trabalhadores de outras classes.

Palestrante: Rejane Maria Oliveira Cortez e Gilma Ferreira da Silva- Enfermeiras do CEREST/AM

1. 14h50h- As ações e estratégias desenvolvidas no combate ao absenteísmo no ambiente de trabalho.

Palestrante: Karanna Loureiro Caram Menezes- Médica  do Trabalho do CSST/DSQV/UFAM.

1. 15h10h Principais causas de afastamento para tratamento de saúde dos servidores federais no ano de 2022: Possibilidades multidisciplinares de promoção de saúde do SIASS/UFAM.

Palestrante: Raimundo Sandoval Fernandes Amazonas- Médico do Trabalho da Unidade SIASS/UFAM.

15h30min:  Debate

16h 20min: Considerações finais e encerramento

EXPOSITOR:  STAND GEAP

SERVIÇOS OFERECIDOS: GINÁSTICA LABORAL E REALIZAÇÃO BIOIMPEDÂNCIA.