Página inicial > Últimos Eventos > PPG em Letras promove o IX Seminário de Metodologia da Pesquisa em Linguagem e Literatura entre os dias 12 e 14 de abril

Publicado: Terça, 04 de Abril de 2023, 14h10 | Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2023, 14h54 | Acessos: 660

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (PPGL/Ufam) promove o IX Seminário de Metodologia da Pesquisa em Linguagem e Literatura entre os dias 12 e 14 de abril de 2023 que acontece nos auditórios  Rio Solimões e Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais  (IFCHS), das 14h às 20h, com credenciamento iniciando às 13h. O Seminário está sob a coordenação dos professores e discentes das disciplinas de Metodologia do Curso de Mestrado do PPGL.

Neste ano, 2023, o IX Seminário de Metodologia da Pesquisa em Linguagem e Literatura está sendo coordenado pelos professores Marta de Faria e Cunha Monteiro e Leonard Christy Souza Costa, tendo como organizadores os mestrandos das turmas de Linguagem e Estudos Literários de 2021, 2022 e 2023.

O evento objetiva a acolhida aos novos mestrandos e a prestação de contas à comunidade universitária, com a divulgação e compartilhamento das pesquisas realizadas no PPGL. Assim, haverá a apresentação dos Projetos de Pesquisa, tanto dos trabalhos em andamento (mestrandos), quanto dos trabalhos já defendidos pelos egressos (mestres). Contará ainda, com a presença dos calouros, mestrandos de 2023 e demais interessados em ingressar no Programa, como acadêmicos de graduação e graduados, Professores de Línguas e Literaturas da Educação Básica (Pública ou Privada) e a sociedade em geral. Este V Seminário é ímpar, pois pretende reunir: mestres (egressos), mestrandos veteranos e mestrandos calouros.

É um evento aberto e gratuito ao público em geral!

Na programação haverá apresentação do PPGL pela coordenação do curso, Aula Magna -  com a convidada professora Maristela Barbosa Silveira e Silva, - conferências e debates, mesas redondas e apresentações culturais. Com isso, o evento visa fortalecer, incentivar, divulgar e contribuir com a Pesquisa Científica, especialmente, na Região Amazônica. Bem como, a valorização do professor e melhorar a qualidade de Educação no Estado, seja em quaisquer esferas (municipal, estadual ou federal), pública ou privada.

De acordo com a coordenação do evento, é por meio da divulgação e publicação das pesquisas científicas, do compartilhamento de ideias de grupos de pesquisa e estudo que se eleva cientificamente um país: é preciso pensar no local, para chegar ao regional, nacional e alcançar o mundial. As pesquisas propiciam reflexões e encaminhamentos para possíveis soluções de problemas, por isso elas devem ser contínuas no exercício de qualquer profissão e, principalmente, na docência pois é necessário um professor-pesquisador-reflexivo, atuante e ético no seu ofício profissional e como cidadão.

Mais informações na página do PPGL ou pelo telefone (92) 99967-0256.