Página inicial > Últimos Eventos > IEAA promove I Simpósio da Agronomia no Vale do Rio Madeira. Inscrições abertas

IEAA promove I Simpósio da Agronomia no Vale do Rio Madeira. Inscrições abertas

Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2023, 09h57 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 09h57 | Acessos: 512

Com uma programação que envolve palestras, minicursos, apresentações de trabalhos, visitas técnicas entre outras atividades, o I Simpósio da Agronomia no Vale do Rio Madeira, que ocorre de 24 a 28 de abril, discute a agricultura voltada para o desenvolvimento social. O evento será realizado no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), no município de Humaitá. Inscrições abertas.

De acordo com o coordenador do I Simpósio, professor Dalton Dias da Silva Jr., o evento foi criado com  objetivo principal possibilitar a participação, atualização e treinamento de estudantes, profissionais e professores aos temas relativos à agricultura, sustentabilidade e desenvolvimento social na região Amazônica. “Bem como, a utilização de alternativas viáveis e tecnologias adequadas à realidade ambiental e econômica da região sul do Estado do Amazonas. Adicionalmente, este evento tem como objetivo complementar proporcionar a divulgação de trabalhos de Pesquisa e de Extensão realizados pelos estudantes do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente e de outras instituições”, expôs o coordenador.

Suscitar a discussão e a reflexão acerca da relação entre a agricultura, a sustentabilidade e o desenvolvimento social da região sul do Amazonas foi o que levou à escolha do tema do Simpósio. “O estado do Amazonas tem grande potencial nesta área, porém é preciso apenas que organize essa cadeia produtiva para que ela possa ser mais competitiva. Além disso, a discussão do trinômio agricultura, sustentabilidade e desenvolvimento social, permitirá a busca de um ponto de equilíbrio entre eles, haja vista que esta região é a área de maior expansão agrícola do Estado e representa uma das áreas que apresenta um número elevado de Unidades de Conservação”, destacou o professor Dalton Dias.

“O papel do Engenheiro(a) Agrônomo(a) na defesa agropecuária do estado do Amazonas”, “Conservação do Solo e Biodiversidade: Uma Alternativa de Mitigar as Mudanças Climáticas”, “Bioinsumos para Produção Sustentável de Açaí na Amazônia” e “Prospecção microbiana e o potencial para bioestimulantes agroflorestais na Amazônia” são os temas a serem abordados nas palestras durante os cinco dias do I Simpósio. Confira a programação completa na página do evento.