Página inicial > Últimos Eventos > Professor André Miki lança livro que trata sobre modelo autônomo de geração fotovoltaica em comunidade isolada no Amazonas

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 17h09 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2023, 17h17 | Acessos: 635

O livro “Energia Fotovoltaica em comunidade isolada no Amazonas” de autoria do professor André Miki da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) será lançado no dia 10 de abril de 2023, pelo "Projeto IGHA: Livro, tapioca e violão" do Instituto Geográfico, Histórico do Amazonas (IGHA). O lançamento acontece às 10h, no IGHA, localizado na Rua Bernardo Ramos, 117, Centro Histórico de Manaus.

Segundo o autor, o livro trata-se de uma avaliação da instalação de um modelo autônomo de geração fotovoltaica no estado do Amazonas, em que essa fonte de energia pode possibilitar a melhoria na qualidade de vida de habitantes de comunidades tradicionais, que permanecem eletricamente isolados e descentralizados da conexão com a rede elétrica convencional.  O estudo foi realizado na comunidade de Sobrado, no município de Novo Airão/AM.

Sobre o autor

André Jun Miki, Doutor em Engenharia de Produção: Energia, Meio Ambiente e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2015), com Tese de Doutorado Intitulada: Geração e o uso da energia Fotovoltaica em comunidade isolada no estado do Amazonas, com a abordagem do ciclo de vida. Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2000). Possui graduação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - CEFET-PR (1992) - Licenciatura Plena em Eletrotécnica em Formação de Professores de Disciplinas Especializadas em Instalações Elétricas, Eletricidade e Desenho Técnico.

Professor da Universidade do Estado do Amazonas - (UEA) de (2001 - 2010). Professor da Universidade Federal de Rondônia (2017) do Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção - DEPRO/UNIR/CACOAL-RO.

E líder do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Produção - (GEPEPRO), no período de 08/12/2020 a 11/04/2022, da Universidade Federal de Rondônia. Com experiência na área de Sistemas Autônomos de Geração Fotovoltaica, Instalações Elétricas Industriais e Prediais, Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação, no Formato ERE/ARE.