Página inicial > Últimos Eventos > Ufam realizará Cerimônia de Lançamento da III Feira Amazonense de Matemática

Ufam realizará Cerimônia de Lançamento da III Feira Amazonense de Matemática

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 08h19 | Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 08h30 | Acessos: 1272

No dia 03 de março de 2023, às 9h, no Auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias da UFAM, será realizada a cerimônia de lançamento da III Feira Amazonense de Matemática. O evento é uma realização da Universidade Federal do Amazonas em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Conta ainda com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e com o financiamento do CNPq.

A Feira Amazonense de Matemática é um processo educativo científico cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica (compreendendo Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais, Ensino Médio e/ou Profissionalizante), Educação Superior, Educação Especial, Educação Indígena e Educação de Jovens e Adultos do Estado do Amazonas. São objetivos da Feira Amazonense de Matemática: Despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem da Matemática; Promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias; Transformar a Matemática em ciência construída pelo aluno e mediada pelo professor; Despertar para a necessidade da integração vertical e horizontal do ensino da Matemática; Promover a divulgação e a popularização dos conhecimentos matemáticos, socializando os resultados das pesquisas nesta área; Integrar novos conhecimentos e novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de ensino e aprendizagem.

Histórico

A I Feira Amazonense de Matemática aconteceu em 2018, com a apresentação de 111 trabalhos de escolas da capital e de mais 5 municípios do interior (Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara). Em 2019 aconteceu a segunda edição da feira, com a apresentação de 175 trabalhos de escolas da capital e de mais 9 municípios do interior (Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Parintins, Itapiranga, Novo Airão e Silves).

Nesta terceira edição o tema é “Matemática e Sustentabilidade” e poderão participar trabalhos de todos os municípios do Amazonas que realizarem suas feiras de matemática. A primeira etapa da Feira Amazonense de Matemática consiste na realização das feiras locais de cada município do interior, Coordenadoria Distrital da SEDUC e Divisão Distrital da SEMED na capital. É necessário o preenchimento do formulário https://forms.gle/46v3BBfPwstcMy3a7 até  31/03/2023.

A segunda etapa consiste na etapa estadual em que para os trabalhos selecionados em cada feira local, o professor orientador deverá gravar um vídeo dos alunos apresentando o trabalho e enviar pelo formulário de inscrição. Além disso, nessa etapa, o professor orientador deve enviar um resumo expandido do projeto. Os trabalhos serão avaliados por professores avaliadores ad hoc e o resultado final é divulgado durante as exposições presenciais na UFAM, nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2023.

Calendário:

Atividade

03/03/2023

Cerimônia de lançamento da III Feira Amazonense de Matemática.
Local: Auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas.
Endereço: Av. Gen. Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I, Setor Sul, Campus Universitário, 69080-900, Manaus/AM.

até 31/03/2023

Período para as escolas se inscreverem no site do evento e manifestarem junto às coordenadorias, distritos e municípios a intenção de participar da seletiva local.

Período para as coordenadorias, distritos e municípios se manifestarem (https://forms.gle/46v3BBfPwstcMy3a7) junto à Comissão Central Organizadora sua intenção em realizar a seletiva local.

01/04/2023 a 10/08/2023

Período para a realização das Feiras Locais.

14/07/23 a 14/08/23

Período para inscrição, pelo site do evento (https://www.even3.com.br/iii-feira-amazonense-de-matematica-304018/), dos trabalhos na etapa estadual.

15/08/2023 a 15/09/2023

Período de Avaliação dos trabalhos.

01/09/2023 a 15/09/2023

Confirmação dos trabalhos convidados para a exposição presencial em Manaus.

16/10/2023 a 18/10/2023

Realização da exposição presencial e divulgação das avaliações da etapa estadual da III Feira Amazonense de Matemática.

Local: Centro de Convivência da Universidade Federal do Amazonas.

Endereço: Endereço: Av. Gen. Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I, Setor Norte, Campus Universitário, 69080-900, Manaus/AM.

Comitê organizador:

Profa. Esp. Giselle Cavalcante de Souza

Profa. Me. Elissandra Rubim de Carvalho

SEMED/AM

Outras informações podem ser encontradas no site do evento: https://www.even3.com.br/iii-feira-amazonense-de-matematica-304018/.