Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Ufam realizará Cerimônia de Lançamento da III Feira Amazonense de Matemática
Início do conteúdo da página

Ufam realizará Cerimônia de Lançamento da III Feira Amazonense de Matemática

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 08h19 | Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 08h30 | Acessos: 1272

No dia 03 de março de 2023, às 9h, no Auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias da UFAM, será realizada a cerimônia de lançamento da III Feira Amazonense de Matemática. O evento é uma realização da Universidade Federal do Amazonas em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Conta ainda com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e com o financiamento do CNPq.

A Feira Amazonense de Matemática é um processo educativo científico cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica (compreendendo Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais, Ensino Médio e/ou Profissionalizante), Educação Superior, Educação Especial, Educação Indígena e Educação de Jovens e Adultos do Estado do Amazonas. São objetivos da Feira Amazonense de Matemática: Despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem da Matemática; Promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias; Transformar a Matemática em ciência construída pelo aluno e mediada pelo professor; Despertar para a necessidade da integração vertical e horizontal do ensino da Matemática; Promover a divulgação e a popularização dos conhecimentos matemáticos, socializando os resultados das pesquisas nesta área; Integrar novos conhecimentos e novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de ensino e aprendizagem.

 

Histórico

A I Feira Amazonense de Matemática aconteceu em 2018, com a apresentação de 111 trabalhos de escolas da capital e de mais 5 municípios do interior (Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara). Em 2019 aconteceu a segunda edição da feira, com a apresentação de 175 trabalhos de escolas da capital e de mais 9 municípios do interior (Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Parintins, Itapiranga, Novo Airão e Silves).

Nesta terceira edição o tema é “Matemática e Sustentabilidade” e poderão participar trabalhos de todos os municípios do Amazonas que realizarem suas feiras de matemática. A primeira etapa da Feira Amazonense de Matemática consiste na realização das feiras locais de cada município do interior, Coordenadoria Distrital da SEDUC e Divisão Distrital da SEMED na capital. É necessário o preenchimento do formulário https://forms.gle/46v3BBfPwstcMy3a7 até  31/03/2023.

A segunda etapa consiste na etapa estadual em que para os trabalhos selecionados em cada feira local, o professor orientador deverá gravar um vídeo dos alunos apresentando o trabalho e enviar pelo formulário de inscrição. Além disso, nessa etapa, o professor orientador deve enviar um resumo expandido do projeto. Os trabalhos serão avaliados por professores avaliadores ad hoc e o resultado final é divulgado durante as exposições presenciais na UFAM, nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2023.

 

Calendário:

Data

Atividade

03/03/2023

9h

Cerimônia de lançamento da III Feira Amazonense de Matemática.
Local: Auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas.
Endereço: Av. Gen. Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I, Setor Sul, Campus Universitário, 69080-900, Manaus/AM.

até 31/03/2023

Período para as escolas se inscreverem no site do evento e manifestarem junto às coordenadorias, distritos e municípios a intenção de participar da seletiva local.

 

Período para as coordenadorias, distritos e municípios se manifestarem (https://forms.gle/46v3BBfPwstcMy3a7) junto à Comissão Central Organizadora sua intenção em realizar a seletiva local.

01/04/2023 a 10/08/2023

Período para a realização das Feiras Locais.

14/07/23 a 14/08/23

Período para inscrição, pelo site do evento (https://www.even3.com.br/iii-feira-amazonense-de-matematica-304018/), dos trabalhos na etapa estadual.

15/08/2023 a 15/09/2023

Período de Avaliação dos trabalhos.

01/09/2023 a 15/09/2023

Confirmação dos trabalhos convidados para a exposição presencial em Manaus.

16/10/2023 a 18/10/2023

Realização da exposição presencial e divulgação das avaliações da etapa estadual da III Feira Amazonense de Matemática.

 

Local: Centro de Convivência da Universidade Federal do Amazonas.

Endereço: Endereço: Av. Gen. Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I, Setor Norte, Campus Universitário, 69080-900, Manaus/AM.

 

Comitê organizador:

Nome

Instituição

Prof. Dr. Francisco Eteval da Silva Feitosa – Coordenador Geral

UFAM

Profa. Dra. Nadime Mustafa Moraes

UEA

Profa. Me. Thayane de Souza Amaral

UFAM

Profa. Me. Genilce Ferreira Oliveira

UFAM

Profa. Dra. Yachiko Nascimento Wakiyama

UFAM

Profa. Dra. Ana Acácia Pereira Valente

UFAM

Prof. Dr. Valtemir Martins Cabral

UFAM

Prof. Me. Rogerio Jacinto de Moraes Junior

UFAM

Prof. Me. João Raimundo Silva Ferreira

UFAM

Prof. Dr. Marcus Antônio Mendonça Marrocos

UFAM

Prof. Dr. Disney Douglas de Lima Oliveira

UFAM

Prof. Dr. Michel Pinho Rebouças

UFAM

Prof. Dr. José de Alcântara Filho

UEA

Profa. Dra. Kelly Alves Marães de Almeida

UEA

Prof. Esp. Dario Souza Rocha

IFAM

Profa. Dra. Darlane Cristina Maciel Saraiva

IFAM

Prof. Me. Nilo da Silva Sena Filho

SEDUC/GOV/AM

Prof. Me. Eriberto Barroso Façanha Filho

SEDUC/GOV/AM

Profa. Me. Erilucia Souza da Silva

SEMED/AM

Profa. Esp. Giselle Cavalcante de Souza

SEMED/AM

Profa. Me. Elissandra Rubim de Carvalho

SEMED/AM

Outras informações podem ser encontradas no site do evento: https://www.even3.com.br/iii-feira-amazonense-de-matematica-304018/.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página