Página inicial > Últimos Eventos > Segunda edição do Festival ManiFest acontece no final de agosto, na Arena da Amazônia

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 10h07 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 10h12 | Acessos: 1947

Por Assessoria de Comunicação Manifest

O Festival Universitário de Música – ManiFest 2019 – surgiu para rememorar os grandes festivais universitários que  tanto incentivaram a cultura musical do estado do Amazonas, além de buscar evidenciar e valorizar novos talentos e unir a comunidade por meio da música. A segunda edição do festival será realizada nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, a partir das 16h, na Arena da Amazônia, localizada na Avenida Constantino Nery.

A entrada para o público em geral será de 1kg de alimento não perecível a ser doado para uma instituição de caridade ainda não definida. O evento também contará com uma praça de alimentação com comidas diversas e um espaço dedicado a uma edição da Feirinha da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Nos dois dias de evento, artistas regionais como a DJ Carol Amaral, as bandas Oficial 80 e Papo de Preto, os cantores Bianca Caggy e Márcio Cigano animarão o público com seus variados estilos musicais. Além da apresentação dos homenageados da 2ª edição do festival, Candinho e Inês.  O evento também conta com três atrações nacionais, uma delas, o representante do ritmo pop calypso paraense, Wanderley Andrade.

O tema deste ano é ‘Contar de novo a história’, uma referência e uma homenagem ao histórico Festival Universitário de Música (FUM) e ao Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), bem como seus realizadores, vencedores, participantes e o momento social que viveram em suas edições e que contribuíram culturalmente para o cenário local. A homenagem deste ano é para Candinho e Inês, parceiros na vida e na arte, que se juntaram na década de 80 para participar do FUM da Universidade do Amazonas.

“O ManiFest é voltado, principalmente, para descobrir novos talentos e novas figuras para o cenário musical amazonense, além disso, o festival tem uma característica de estimular a criatividade a partir do intercâmbio de ideias e novas propostas entre músicos, cantores, compositores e produtores musicais”, comenta o coordenador do festival, Maick Soares.

Artistas selecionados

Foram 74 músicas autorais inscritas provenientes de artistas do Amazonas, Rio de Janeiro, Roraima, Rondônia, Pará e 20 foram selecionadas para concorrer ao festival. A seleção foi feita por meio de uma comissão composta por cinco profissionais da área da música e artes, designados pela Comissão Organizadora do Evento. Dentre estes profissionais, encontram-se Paulo Soares Marinho e Glaucia Antonia Rosa Esteves; o primeiro é arranjador da Orquestra Amazonas Filarmônica, Orquestra da Câmara do Amazonas, Coral do Amazonas e, a segunda, é maestrina, cantora lírica e integrante do coro Grupo Vocal dos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas.

Por ordem alfabética, os selecionados são: Aliens (Conduta 092); Amor de Guaraná (Jaime Pereira); Barco de Papel (Queni Lopes); Branca (Junior Rodrigues); Caminheiro (Diego Abreu); Cultura de Roda (Victor França); Deus Nunca Erra (Rodrigo Falcão); Estrada Real (Ludi Sousa); Estradas (Contra TempoS); Gotas de Chuva (Giovanni Briglia); Lonsdaleita (Jorjão Pampolha); Manaus Eterno Amor (Jânio Queiroz); Mata (Bruno Rodriguez); Mantenha Distância (Gramophone); Meu Teremim (Jéssica Stephens); Minha Nega (Isadora Fernanda); Na Cara e Na Coragem (Marrapaiz); Naiá (Ramon Carneiro); Pra Sempre (Kduo & Big Rose); Três Gerações (Kely Guimarães).

Premiação

A premiação contará com R$ 20.000 em prêmios e se distribuirá da seguinte forma:

1º Lugar Conjunto da Obra - R$ 7.000,00 (sete mil reais);

2º Lugar Conjunto da Obra - R$ 5.000,00 (cinco mil reais);

3º Lugar Conjunto da Obra - R$ 3.000,00 (três mil reais);

Melhor Intérprete - R$ 1.250,00 (mil duzentos e cinquenta reais);

Melhor Arranjo Musical - R$ 1.250,00 (mil duzentos e cinquenta reais);

Melhor Letra - R$ 1.250,00 (mil duzentos e cinquenta reais);

1º Lugar Voto Popular - R$ 1.250,00 (mil duzentos e cinquenta reais)

Primeira edição

Esta é a segunda edição do evento. A primeira aconteceu no Kartódromo da Vila Olímpica e a grande campeã foi a música ‘Goiabeira’ de Eliseu Costa e Rômulo Augusto, interpretada pela Orquestra Puxirum.

Uma programação esportiva foi montada para proporcionar esporte e lazer ao público presente, contando com atividades como tênis de mesa, pebolim, xadrez, dama, dominó, cartas, futebol de rua, slackline, aula de ritmos e muito mais. O festival também contou com uma praça de alimentação especialmente para o evento, dando diversas opções em restaurantes toda a comunidade. O cantor Eduardo Dornellas e o DJ Alberto Lucas encerraram o festival.