Página inicial > Últimos Eventos > Atual contexto da Amazônia e desenvolvimento regional serão debatidos em audiência pública na Câmara dos Deputados

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 15h50 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 15h56 | Acessos: 1296

Divulgação*
Edição: Ascom Ufam

Com o tema “Sínodo da Amazônia e a relevância da Zona Franca de Manaus para a preservação ambiental e sobrevivência dos povos da floresta”, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara dos Deputados realizará audiência pública, da qual participará o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, em data a ser definida. A proposta foi elaborada pelo presidente da Cdeics, Bosco Saraiva (Solidariedade/AM), e visa a unificar os debates atuais sobre esta região de interesse mundial, especialmente por se tratar da maior reserva ambiental e de água do planeta.

A audiência ocorre às vésperas do Sínodo da Amazônia, encontro entre bispos com o Papa Francisco que ocorrerá entre 6 e 27 de outubro deste ano, no Vaticano (Itália). “O Sínodo abordará o atual contexto da Amazônia, a condição de seus povos e a perspectiva de um desenvolvimento econômico que preserve a nossa biodiversidade. Portanto, acredito que o parlamento pode se aproximar dessa iniciativa que trará visibilidade global aos desafios que enfrentamos”, explica o parlamentar.

A ideia também é apresentar aos demais deputados os impactos da ZFM no desenvolvimento sustentável da Amazônia. “Em um cenário em a preservação da Amazônia preocupa a comunidade internacional, a Zona Franca precisa ser reconhecida como a principal estratégia para a geração de empregos e renda associada à manutenção da floresta em pé. E, nesse contexto, garantir o bem-estar das populações locais”, evidencia Bosco Saraiva.

Debate
O pedido de realização da audiência foi aprovado nesta quarta-feira (28), durante reunião entre parlamentares da Cdeics. Para o evento, será convidado o presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Rede Eclesial Pan-Amazônia (Repam), Cardeal Cláudio Hummes.

Além do reitor da Ufam, também deverá comparecer o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor Cleinaldo de Almeida da Costa; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), Josué Cláudio de Souza Neto; e o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Sales Silva.

Sínodo
Durante os dias 6 a 27 de outubro de 2019, no Vaticano, o Sínodo congregará os bispos da região Pan-Amazônica para debater o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.