Página inicial > Últimos Eventos > Acadêmicos e professores de Economia participam de Seminário Internacional de 11 a 13 de setembro

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 14h46 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 15h04 | Acessos: 835

Na 9ª edição, o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional terá participação de acadêmicos e professores do curso de Economia da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Fes/Ufam) com apresentação de dois trabalhos aprovados na modalidade defesa oral. O evento acontece na cidade de Santa Cruz do Sul - RS, de 11 a 13 de setembro.

O Seminário é um evento bianual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/UNISC). O evento é uma continuidade dos Seminários Nacionais de Desenvolvimento Regional, cuja primeira edição foi realizada em 1996, com periodicidade anual.

A partir de 2002, o evento adquiriu abrangência internacional e periodicidade bianual. Desde então vem se consolidando no Brasil, como um dos principais eventos que possibilita a reflexão, a análise e o debate interdisciplinar sobre a temática do desenvolvimento regional, entre pesquisadores, docentes e estudantes brasileiros dos Programas em Desenvolvimento Regional e demais programas das áreas de Ciências Sociais e Humanas, bem como de pesquisadores e estudantes estrangeiros que desenvolvem pesquisas sobre a temática.

Compõe a equipe que irá ao Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional o economista e escritor Osíris Messias de Araújo da Silva, que lançará durante o evento seu livro "Da Economia da Borracha à Zona Franca de Manaus: Uma Análise Comparativa", publicado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas – EDUA. Segue abaixo a lista de trabalhos selecionados com seus respectivos autores:

1) análise do modelo Zona Franca de Manaus com base nas teorias de desenvolvimento regional

Autores: Michele Lins Aracaty e Silva (professora-orientadora)

Marcela Froes da Costa (pesquisadora)

Mauro Maurício Barbosa Lucas (Bacharel em Ciências Econômicas)

2) Amazônia, desenvolvimento regional industrial e cidades inteligentes

Autores: Michele Lins Aracaty e Silva (professora-orientadora)

Nerine Lúcia Alves de Carvalho (pesquisadora)