Página inicial > Últimos Eventos > XI Encontro de Estudantes de Geografia do Amazonas acontece entre os dias 18 e 20 de janeiro

Publicado: Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 17h12 | Última atualização em Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 17h15 | Acessos: 967

O Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Degeo/Ufam) realiza entre os dias 18 e 20 de janeiro, o XI Encontro de Estudantes de Geografia do Amazonas (EEGAM) 2023 com a temática  Saberes, Fazeres e Ciências dos Povos Amazônicos. O evento ocorre das 8h às 22h, de forma presencial no Auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciencias Humans e Sociais ( IFCHS), Setor Norte do Campus Universitário. O encontro incorpora a  versão híbrida, transmitido on-line pelo Canal do CEGEO UFAM YouTube para o interior do Amazonas,  Brasil e outros lugares do mundo conectados na temática.

A programação nos três dias do evento inova trazendo por eixos temáticos a voz e representatividade cultural dos povos amazônicos e a contribuição das Ciências  de Geografias e Amazônias, discutindo no dia 18 de janeiro Saberes dos Povos Amazônicos, com participação da professora Ivani Ferreira de Farias (DABUKURI/PPGEOG), professor José Alberto Lima de Carvalho (DEGEOG/PPGEOG), da Secretária de Direitos Humanos do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) Silvia Elena, da representante  da COPIME Marcivana Rodrigues Paiva Satere-mawe e da egressa geógrafa e pesquisadora mestre do Dabukuri Thaline Ferreira Fontes.

No dia 19 de janeiro o tema Fazeres dos Povos Amazônicos conta com a participação on-line pela manhã de representantes dos Quilombos do Amazonas, Sebastião Pedro Franco – Presidente da Associação Quilombola Área Urbana de Novo Airão/AM, Sebastião Ferreira de Almeida da Associação de Moradores Remanescentes do Quilombo Comunidade do Tambor (Área Rural de Novo Airão/AM), de Valcimar Silva Negreiros – Coord. Estadual do CONAC (Serpa/Itacoatiara) e o Presidente da FQMB João Xisto (Comunidade Barreirinha) pela manhã; e a noite outra mesa, das 19h às 22h traz Fazeres dos Povos Amazônicos – Povos ribeirinhos e indígenas, contando com a participação dos geógrafos professores Adorea Rebello da Cunha Albuquerque (Geofísica e Ensino/PPGEOG) e  Marcos Castro de Lima (LAGHU/PPGEOG) do Departamento de Geografia; das psicólogas  professoras Iolete Ribeiro da Silva e mestre Alessandra dos Santos Pereira, pesquisadoras do Laboratório de Desenvolvimento Humano (LADHU/PPGE) da Faculdade de Psicologia (FAPSI/UFAM) e do vice coordenador do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC– FCA/UFAM) professor Cloves Farias Pereira do Departamento de Ciências Fundamentais e Desenvolvimento Agrícola (DCFDA – FCA/UFAM).

O último dia do evento, com tema Ciências dos Povos Amazônicos,  pela manhã participam da mesa redonda a geógrafa professora Bárbara Evelyn da Silva Ferreira (DEGEOG/UFAM-SEDUC/AM), a professora Jonise Nunes Santos, coordenadora do Curso de Formação de professores indígenas (FACED/UFAM), professor Augusto César Rocha de Alencar – do Departamento de Educação Escolar Indígena (FACED/UFAM e o professor  Emilson Frota de Lima, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEI) foram eleitos, do povo Munduruku. A mesa de encerramento, no vespertino, é coordenada pelo professor José Alberto Lima de Carvalho – (DEGEOG/PPGEOG-UFAM), participando Maxiliano Correa Menezes, liderança Tukano e mestrando em Geografia (PPGEOG/UFAM), professor da SEDUC/AM-SEMED/Manaus Junior Vieira de Castro (doutorando/PPGEOG/UFAM), da professora Alcirene Maria da Silva Cursino (PARFOR– UEA/Manaus) e professor André de Oliveira Melo (UEA/Parintins/AM).

De acordo com a coordenadora do XI EEGAM, professora  Angélica Cavicchioli, além das mesas temáticas, os participantes podem participar de minicursos, tais como: Metodologia e Prática do Ensino da Geografia, Uso de filmes na Escola e na Comunidade, A maquete como recurso didático na sala de aula e comunidade, Gamificando o Formes, Geotecnologias e o Ensino da Geografia através da ferramenta Google Maps, Licenciamento Ambiental e Programas Ambientais: Elementos do Plano de Gestão Ambiental.

Ao término do XI EEGAM, a festa de encerramento ocorre a partir das 17 horas no Hall do IFCHS/Setor Norte-UFAM e, entre as atrações culturais confirmadas o cantor Nicolas Junior, a TROUP Caprichoso Manaus, o DJ Brian Dickson.

Maiores informaçoes e inscrições gratuitas no site do evento https://www.even3.com.br/xi-eegam-geografias-da-amazonia-saberes-fazeres-e-ciencias-do-povos-amazonicos-304017/

Acesse AQUI programação.