Página inicial > Últimos Eventos > XIV Semana Acadêmica de Ciências Sociais abre discussão sobre reconstrução democrática pós-eleição. Evento acontece entre os dias 12 e 16 de dezembro

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 14h41 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 14h41 | Acessos: 674

Com o tema “O Brasil pós-eleição: a reconstrução democrática e os desafios das Ciências Sociais”, a XIV Semana Acadêmica de Ciências Sociais que acontece entre os dias 12 e 16 de dezembro, nos auditórios Rios Solimões e Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam), Setor Norte do Campus Universitário, é promovido pelo Centro Acadêmico do Ciências Sociais (CACS), com o apoio da Comissão Coordenadora do Curso de Ciências Sociais.

Acesse ao link de inscrição do evento: https://www.even3.com.br/xiv-semana-de-ciencias-sociais-da-ufam-283437/

A coordenação do evento entende que o evento é um complemento intrínseco alicerçado no trinômio acadêmico Ensino-Pesquisa-Extensão, apresentando aos participantes a visão acadêmica na temática de modo a que socialize com a sociedade e Academia sua compreensão, partilha e propositura junto aos interessados ao tema.

No transcorrer do evento se pretende trazer à discussão o Brasil que temos e o Brasil que almejamos à luz da conjuntura histórica - após um processo eleitoral intenso e os aspectos que permanecem e resistem para reconstrução e retomada democrática ante um governo que flerta com o autoritarismo e o fascismo. O desafio das Ciências Sociais é trazer à baila enfrentamentos, que são de extrema importância para pensar o Brasil contemporâneo, que busca se desenvolver a partir de novos horizontes dentro das suas esferas política, social e antropológica na faceta Brasil x Mundo.

Para tanto, apresenta-se à arena de discussão assuntos diversos e de atual questionamento como Políticas Sociais, Ambientais, Formação acadêmica, Mercado de trabalho, Ensino de Sociologia na educação básica, entre outros, visando a intercomunicação entre os atores envolvidos. A programação contará com oficinas, palestras, mesas redondas, rodas de conversa, minicursos e atividades culturais, que possam oferecer além do desenvolvimento acadêmico, a propagação de conhecimento na via de mão dupla Academia – sociedade.

A Semana Acadêmica de Ciências Sociais anseia, ao seu término, o repensar e entender os desdobramentos sócio científicos para além das instâncias acadêmicas, em direção ao aprimoramento na contribuição à visão crítica incorporada nas estruturas políticas e sociais no Brasil e Mundo.