Página inicial > Últimos Eventos > Rio de Janeiro - Ufam compõe júri do prêmio ‘Choix Goncourt Brasil 2022’

Rio de Janeiro - Ufam compõe júri do prêmio ‘Choix Goncourt Brasil 2022’

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 09h39 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 09h39 | Acessos: 465

No dia 21 de novembro, às 17h, na BiblioMaison, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o docente Fernando Scheibe e o discente Mateus Caranha de Freitas do curso de Letras - Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) serão jurados da quarta edição do “Choix Goncourt du Brésil”, prêmio literário afiliado ao Prix Goncourt francês. O evento é coordenado pelos serviços cultural e educativo da Embaixada da França no Brasil e a edição brasileira funciona de modo transversal e participativo, e envolve 12 universidades federais do país.

Além da participação na final do prêmio, a Ufam contribuiu também nas etapas anteriores com o grupo de leitura formado pelos seguintes discentes: Ana Beatriz da Costa Cunha, Bruno Ferreira Castro, Jessica da Silva Monteiro, Keyze Cristine Moraes Das Chagas, Ludimila Rolim Martins e Mateus Caranha de Freitas.

Títulos finalistas

Os quatro títulos aparecem como finalistas são: Christine Angot, Voyage dans l’Est, Flammarion, 2021; Mohamed Mbougar Sarr, La plus secrète mémoire des hommes. Philippe Rey, 2021; Sorj Chalendon, Enfants de salaud, Grasset, 2021; e Louis-Philippe D’Alembert, Milwaukee Blues, Sabine Wespieser, 2021 – Milwaukee Blues, tradução de Paula Souza Dias Nogueira, Malê, 2022.

Mais Programação

Além da premiação, no dia 22 de novembro, às 18h, na Livraria da Travessa de Ipanema, o público poderá participar de um bate-papo literário com o júri e com o escritor Philippe Claudel, secretário geral da Académie Goncourt na França. Os leitores poderão discutir sobre os livros que participaram da competição e o caminho que levou o júri à decisão final.

Gouncourt

Referência entre os prêmios literários na França, o Prix Goncourt tem edições brasileiras desde 2019. Criado para promover a literatura contemporânea francesa e incentivar a tradução, o título vencedor do prêmio será apresentado a editoras brasileiras para garantir uma tradução no país com apoio da Embaixada da França.