Página inicial > Últimos Eventos > Ufam discute estratégias de combate ao racismo nas universidades brasileiras

Ufam discute estratégias de combate ao racismo nas universidades brasileiras

Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2022, 09h44 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 09h01 | Acessos: 541

Combater o racismo no ambiente universitário é o objetivo principal do III Seminário “Diálogos institucionais: reflexões e proposições de práticas antirracistas nas universidades brasileiras”, iniciativa das Universidades do Estado de Santa Catarina, Estadual do Maranhão, Federal do Amazonas e Federal de Pernambuco em conjunto com a Unesco. A programação envolve encontros temáticos online a serem realizados nos dias 29 de setembro, 14 e 27 de outubro e 4 de novembro.

Serão quatro encontros articulados em vários países da América Latina e uma atividade da Cátedra Unesco - Erradicação do Racismo no Ensino Superior n América Latina. A Cátedra Unesco de Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina da Universidade Nacional de Três de Febrero (UNTREF), por meio de sua Iniciativa para a Erradicação do Racismo na Educação Superior, lançou a 3ª Campanha de Erradicação do Racismo no Ensino Superior na América Latina (2022). A campanha visa promover reflexões e debates sobre as múltiplas formas de racismo que ainda persistem nos sistemas de Ensino Superior e contribuir para a sua erradicação. Interessados em participar inscreveram propostas de ações na Internet concebidas e colocadas em prática por alunos, professores, investigadores e outros trabalhadores de Instituição de Ensino Superior (IES) da América Latina.

“Em 2022, submetemos a proposta do III Seminário online ‘Diálogos institucionais: reflexões e proposições de práticas antirracistas nas universidades brasileiras’ que é uma proposta de ações na internet que vem reafirmar o compromisso com as estratégias realizadas nos Seminários online anteriores (ano de 2020 e 2021) desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/NEAB e Laboratório de Direitos Humanos/LaDH da Universidade de Santa Catarina, com proposições de práticas em rede entre as instituições de Ensino Superior envolvidas e a Cátedra Unesco na América Latina, fortalecendo o trabalho colaborativo”, informa a professora Renilda Aparecida Costa, do Núcleo de Estudos Afro Indígena (Neai). “Esta proposta prevê um processo de instauração de práticas para uma política de institucionalização de ações formativas de combate ao racismo, que resulte no engajamento da comunidade universitária na transformação de práticas cotidianas relacionadas a questões pedagógicas e administrativas, abarcando os vários processos institucionais dentro e fora das Universidades, fortalecendo as redes constituídas entre estas instituições”, completa.

29/09/22
Tema: “A política de ações formativas em rede para o combate ao racismo: as proposições práticas de/para estudantes e seus coletivos”.
14/10/22
Tema: “A política de ações formativas em rede para o combate ao racismo: as proposições práticas de/para o corpo docente e técnico-administrativo”.
27/10/22
Tema: “A política de ações formativas em rede para o combate ao racismo: as proposições práticas de/para o currículo e a educação das relações étnico-raciais”.
04/11/22
Tema: “A política de ações afirmativas em rede para o combate ao racismo: as proposições da gestão”.
Todas as atividades serão transmitidas no canal do NEAB/Udesc no Youtube.