Página inicial > Últimos Eventos > ICSEZ realiza programação em comemoração aos 15 anos de criação

ICSEZ realiza programação em comemoração aos 15 anos de criação

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 17h59 | Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 17h59 | Acessos: 734

O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) completa 15 anos de criação no próximo sábado, 24 de setembro de 2022.  De acordo com a diretora do Instituto, professora Sandra Helena da Silva, desde o mês de julho, o ICSEZ vem realizando uma série de atividades objetivando a comemoração.

A diretora disse que para acompanhar todas essas ações, foi criada uma Comissão de organização das ações comemorativas que é constituída por discentes, docentes e técnicos administrativos. “Os sete cursos do Instituto tiveram representação na Comissão, oportunizando que todos realizassem ações integradas com outros cursos ou não e que fizessem alusão aos 15 anos” completou.

Dentre as atividades estão oficinas, feiras de livros, atividades culturais, palestras, gincanas, jogos esportivos e infantis, atividades para os cuidados do corpo e da mente, exposição de arte e resgate de memória dos 15 anos por meio de fotos.

Programação de encerramento

Dia  22 - exposição de arte, inauguração de mural, mostra de desenhos e fotos.

Dia 23 - cerimônia de comemoração para autoridades: palestra de apresentação sobre os impactos do ICSEZ para a região e os desafios para os próximos anos. Parabenização dos 15 anos.

Historio do ICSEZ

O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) Parintins foi criado oficialmente através das Resoluções CONSUNI/UFAM nº 022/2005 e CONSUNI/UFAM nº 025/2006. A instalação oficial se deu em 24 de setembro de 2007, objetivando maior alcance da educação superior fora da capital Manaus, por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI, Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007).

Desta forma, o Instituto neste mês completa 15 anos. Uma data importante para celebrar tantas conquistas e também refletir sobre todos aqueles objetivos e metas ainda não alcançados em virtude da dinâmica social, política e econômica que limita a consolidação de uma Universidade Pública em Parintins. Entendemos que a Universidade Pública em uma região como Parintins foi e é uma grande conquista, visto ela atender estudantes oriundos de todo baixo amazonas e até mesmo de outras regiões do Estado e do Brasil.

O Instituto se desenvolveu nestes 15 anos tanto em sua estrutura física, com a construção de novos blocos, a residência universitária, a qualificação de seu corpo docente e técnicos administrativos, além da ampliação dos auxílios estudantis, essenciais para a permanência do estudante na Universidade. Hoje 90 % de seu corpo docente são doutores. Estes são formados nas mais diversas áreas do conhecimento e tem contribuído com o desenvolvimento da pesquisa científica em toda região.

Nestes 15 anos colocamos no mercado de trabalho mais de 1.500 egressos formados nos setes cursos. Temos consciência dos impactos humanos, sociais, econômicos e políticos que o ICSEZ trouxe para Parintins e toda região do Baixo Amazonas, injetando na economia mais de R$ 1.500.000,00 mensais, além da inserção de profissionais e cidadãos qualificados e conscientes de seu papel na sociedade.

As unidades do interior ainda nos dias de hoje enfrentam desafios no estabelecimento de uma internet de qualidade e acessível para toda comunidade acadêmica; além de um orçamento reduzido que impossibilita o investimento e avanço nos setores estratégicos da Universidade Pública nos dias de hoje. A sociedade precisa se unir à comunidade acadêmica na defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade para garantir as atuais e futuras gerações o acesso, a permanência e a conclusão de uma formação de nível superior.