Página inicial > Últimos Eventos > 8° Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia submete trabalhos até 20 de janeiro de 2023

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 16h52 | Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 16h05 | Acessos: 1006

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

Na sua oitava edição, o Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia (CDMicro) com o tema “desafios e oportunidades” objetiva congregar a comunidade científica amazônica para troca de experiências e a formação de parcerias interinstitucionais e interestaduais para discutir temas relevantes da diversidade microbiana do Amazonas, assim como os avanços científicos e tecnológicos e inovação com aplicabilidade sustentável da microdiversidade da Região Amazônica.

O evento ocorre entre 24 e 27 de abril de 2023, submete trabalhos até 20 de janeiro do mesmo ano. Acesse o link para inscrição e submissão de trabalhos: https://8cdmicro.com.br/index.php. O evento será realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques localizado na avenida Constantino Nery, n° 5001, bairro Flores, Manaus, Amazonas.

Durante os dias do evento serão realizados cursos, palestras e apresentação de trabalhos relevantes nas áreas de Microbiologia médica, agrícola, de alimentos, ambiental e industrial, reunindo um público estimado de 500 participantes, dentre pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, investidores interessados na aplicação de produtos provenientes da microflora.

De acordo com  a presidente da Comissão Organizadora e professora da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/Ufam), Jânia Lília da Silva Bentes Lima, O CDMicro é uma inciativa de diferentes instituições, o qual apresenta uma histórico consolidado por ser a base de troca de conhecimentos e saberes, experiências entre pesquisadores do Amazonas e da Região Norte, mas, a docente acredita que o mesmo se estende para outras localidades do Brasil, como as regiões Sul e Sudeste.

Com isso, o CDMicro formou Redes de Pesquisas possibilitando a expansão da troca de conhecimento entre pesquisadores, resultando a formação também de Grupos de Pesquisas na Região. “Quando se fala sobre diversidade na Amazônia, trata-se algo mega, mas, ao tratar sobre diversidade microbiana não se consegui estabelecer uma dimensão quanto a isso. É desconhecido os limites quando se aborda o termo diversidade microbiana na Amazônia. “Nós temos um campo imenso de atuação, de possibilidades, não só para pesquisa científica, mas também para o empreendedorismo e para diversas atividades sob o ponto de vista, médico, agrícola, ambiental, industrial, dente outras.

A professora Antônia Souza integra o comitê organizador do evento que destacou a função da diversidade microbiana na área farmacêutica e biotecnológica. Nessa última área, Souza cita alguns dos produtos que são beneficiados por meio da diversidade microbiana como a produção de vacina, medicamentos, alimentos, melhoria do solo (agricultura), combate a fitopatógeno e outros. “Nós temos uma gama de oportunidades que precisam ser melhor evidenciadas em nossa região, de forma consciente e sustentável”, completou.

“Sob o ponto vista industrial, os microorganismos favorecem à humanidade, em razão de não precisarem de grandes áreas para cultivo, pois, são matérias-primas para vários setores da sociedade, de forma sustentável que podem alavancar o desenvolvimento de nossa região", expôs Antônia Souza.

Organização

O Congresso está sendo organizado em um esforço conjunto entre as Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Amazonas (UEA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Ocidental-CPAA), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia) e Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).