Página inicial > Últimos Eventos > IV Simpósio do Prodeca submete trabalhos até 16 de outubro

IV Simpósio do Prodeca submete trabalhos até 16 de outubro

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 14h36 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 09h41 | Acessos: 761

O "IV Simpósio Prodeca: adoção o caminho do acesso ao direito para a criança e o adolescente” acontece nos dias 3 e 4 de novembro de 2022, na cidade de Parintins. O evento tem como objetivo promover o debate acerca dos avanços do estatuto da criança e do adolescente, com ênfase nas novas regras para adoção. Nesta edição, o encontro é gratuito em formato híbrido (atividades presenciais e virtuais). Acesse o link para submissão de trabalhos  https://www.even3.com.br/prodeca2022/.

link para inscrições: https://www.even3.com.br/prodeca2022/

O Programa de Extensão Observatório de Direito (Prodeca) tem o compromisso há 10 anos de consolidar, fortalecer e disseminar os direitos da criança e do adolescente no Amazonas e foi aprovado no âmbito do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas – Parev– Edital nº 002/2022.

Segundo os organizadores, acredita-se que adotar uma criança é entender que o amor transcende os laços sanguíneos e se fortalece no coração. Sabe-se que o ideal é manter a criança ou adolescente com sua família de origem, porém, quando se esgotam todas as possibilidades para essa convivência, faz-se necessário encontrar uma família que substitua a biológica.

De acordo com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (2022) existem aproximadamente 30 mil crianças e adolescentes em acolhimento, com destaque a Região Norte que tem cerca de 1 mil e quinhentos na fila de espera da adoção. Disseminar a temática da adoção também é aproximar a Universidade da sociedade, por meio de uma vida de mão dupla. Destaca-se ainda que a presente proposta visa fortalecer a formação profissional dos discentes do curso de Serviço Social, bem como articular teoria e prática já que será uma ação sob o prisma da Unidade entre academia e agentes institucionais parceiros, na busca promover aproximações sucessivas com a realidade apreendida em sala de aula e as demandas que se apresentam na realidade social.

Para tanto, pretende-se oferecer a comunidade acadêmica, operadores do Sistema de garantia de direitos, população em geral um espaços de debates, a partir das seguintes atividades: a) conferências com a temática: 'adoção o caminho do acesso ao direito para a criança e adolescente”; b) mesas redondas: visando aprofundar o debate e reflexões sobre os subtemas do simpósio; c) minicursos: relacionados ao tema central e aos eixos temáticos do simpósio. Urge-se a necessidade de debatermos o tema proposto, pois a infância e adolescência ‘gritam’  pela efetivação de seus direitos, mesmo após 32 anos da promulgação do ECA, esse segmento populacional reivindica perante a sociedade e o Estado que se cumpram os direitos que estão assegurados nesta legislação protetiva direcionada para a infância e adolescência em nosso país.

É importante destacar que o evento proposto é uma das ações previstas pelo Prodeca que está se reestruturando e moldando suas práticas como programa de extensão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizado Bloco C sala 02, Setor Sul do Campus Universitário, e faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processo de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (Getra).

Programação - IV Simpósio Prodeca (Parintins/Am)

Quinta-feira, 03/11/2022 1. adoção: família para todos – 08h30-10h 2. adoção: direito à convivência familiar – 10h-12h, 3. Sistema Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (presencial) – 14h-18h, 4. O papel da Defensoria Pública no processo de adoção (presencial) – 14h-18h, 5. Notificação de violência (virtual) – 14h-18h

Sexta-feira, 04/11/2022 1. Adoção tardia: desafios do cuidado de crianças e adolescentes – 08h30-10h, 2. Acolhimento familiar: práticas e experiências em Parintins – 10h-12h, 3. Apresentação de trabalhos (virtual) – 14h-18h, 4. Apresentação de trabalhos (presencial) – 14h-18h.