Página inicial > Últimos Eventos > NEAI/PPGAS promove palestra com a antropóloga Karen Shiratori, segunda-feira, 19

Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h02 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h02 | Acessos: 1201

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom Ufam

O Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (NEAI/PPGAS/Ufam) promove a palestra “Rousseau na Amazônia: uma herborização selvagem”, que será proferida pela antropóloga  Karen Shiratori na segunda-feira, 19, às 14h, na sala de aula do Programa, localizado no Setor Sul do Campus Universitário.

Filósofa, doutora em antropóloga pelo Museu Nacional (RJ), atualmente desenvolve seu pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios (CESTA). Possui um longo histórico de pesquisa entre os Jamamadi do Médio Purus acerca do xamanismo vegetal e das filosofias ameríndias sobre a vegetalidade humana.

NEAI

O Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e ao Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O NEAI congrega pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que se dedicam ao estudo e pesquisas sobre temas e problemas relacionados aos povos e comunidades tradicionais. Os resultados de suas atividades objetivam contribuir para o fortalecimento da pesquisa em Etnologia na UFAM e subsidiar atividades de ensino, extensão e intervenção.

O NEAI desenvolve suas ações através de pesquisas coletivas e individuais, projetos de extensão, encontros, palestras, seminários, seções de estudo e cursos de curta duração. De modo especial, o NEAI conta com a participação de estudantes indígenas interessados na reflexividade sobre seus modos de vida e de suas cosmopolíticas, contribuindo para a sistematização desses conhecimentos e a elaboração de teorias nativas expressas na publicação de textos monográficos e artigos científicos.