Página inicial > Últimos Eventos > I Jornada Residência Pedagógica de Filosofia ocorre de 15 de agosto a 10 de outubro

Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 09h44 | Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2019, 10h05 | Acessos: 1707

A Residência Pedagógica de Filosofia (RPF) realiza, de 15 de agosto a 10 de outubro, a I Jornada Residência Pedagógica de Filosofia. O evento visa reunir, uma vez por semana, estudantes e profissionais da área para discutir os principais temas relativos à formação de professores. Os encontros ocorrem nos auditórios do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) e da Faculdade de Educação (Faced), situados no setor Norte do campus universitário. Confira a programação completa.

O evento é uma atividade de extensão, gratuita, aberta a toda a comunidade acadêmica da Ufam e outras instituições de ensino que desenvolvam atividades de formação de professores. De acordo com coordenador da RPF, professor José Belizário Neto, o objetivo central da I Jornada é demonstrar o protagonismo estudantil, a partir de estudos, pesquisas, produção de textos e material didático que tratem da interface entre a Filosofia e a Educação, em articulação com as discussões e produções nos níveis Fundamental, Médio e Superior.

A Jornada é resultado de uma articulação entre diversas atividades de formação de professores do Departamento de Filosofia da Ufam, em âmbitos distintos, tais como: A Residência Pedagógica (RP), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo), comissão de Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia (Gepemfilo).

Com a realização da I Jornada, a RP Filosofia pretende fortalecer a reflexão sobre o Ensino de Filosofia na Ufam e outros setores da Instituição que discutam e trabalhem a formação de professores e alimentem a pesquisa nesta área. A RP Filosofia também busca estreitar cada vez mais os laços formativos com a Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) e outras instituições de ensino superior que se preocupam com a Licenciatura em Filosofia. “A expectativa é que esta jornada seja um espaço favorável para a interação entre os expositores e os participantes; e que possa atrair uma diversidade de pesquisadores e alunos da graduação e pós-graduação interessados no debate atual sobre métodos e didáticas de Ensino de Filosofia, Mestrado Profissional em Filosofia, Filosofia da Educação, Residência Pedagógica, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e Reforma do Ensino Médio, fortalecendo dessa forma a pesquisa e a reflexão na área de Ensino de Filosofia. Espera-se que cerca de 200 pessoas participem das atividades previstas para esta I etapa do evento”, informa o coordenador.