Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > PPG em Informática da Ufam comemora a 50ª defesa de tese
Início do conteúdo da página

PPG em Informática da Ufam comemora a 50ª defesa de tese

Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 16h32 | Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 15h13 | Acessos: 2140

        Figurando entre os 17 melhores do País e único com nota cinco da Ufam, o Programa já formou 315 mestres e 50 doutores

        Por Sebastião Oliveira
        Equipe Ascom/Ufam

“Devgo: um modelo para governança de desenvolvedores em ecossistema de sotfware móvel a partir de developer relations”, de Awdren de Lima Fontão é o título da tese que conquistou a marca da 50ᵃ defesa do Programa de Pós-Graduação em Informática do Instituto de computação da Universidade Federal do Amazonas (PPGI/Icomp). A solenidade ocorreu na tarde desta quarta-feira, 31, no auditório I do Instituto, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. 

Além do reitor, professor Sylvio Puga, estiveram presentes na solenidade e fizeram parte da mesa de abertura a diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner; o coordenador do PPGI, professor Eduardo Feitosa; representando a titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, a professora Adriana Allê Marie; representando a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o coronel Alfredo Menezes Junior; e representando a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a diretora técnico-científica, professora Marne Vasconcelos.  

O professor Sylvio Puga saudou os membros da mesa, os professores, os acadêmicos e os servidores do Instituto. O reitor considerou a ocasião um momento especial, destacando os projetos, em fase de consolidação, do Parque Ecológico e do Polo Digital de Manaus, ambos importantes para o segmento. Segundo o reitor, eles terão avanços com a participação de das instituições de pesquisa, especialmente a Ufam/Icomp. Dentro de uma perspectiva de desenvolvimento, o reitor vê o Instituto como player estratégico neste contexto e acredita que esse momento é de efervescência.  

A partir do pronunciamento do superintendente da Suframa, que anunciou boas notícias, o reitor acredita que o momento é do ‘Estado da Arte’ em que a inovação será necessária. A Zona Franca de Manaus precisa de  atividades complementares que possam alavancar modelos econômicos no intuito de gerar emprego e renda nos próximos anos. O gestor ressaltou ainda que esse processo é um grande desafio não somente para a Zona Franca, mas para todo o País.

Para o professor Puga, Awdren de Lima Fontão representa todos os 50 egressos do Programa. “Eu parabenizo o esforço de todos os professores orientadores, porque o mundo acadêmico não é fácil. Fazer uma tese não é um trabalho fácil, porque é inovador”, comentou o reitor, ressaltando ainda o apoio da Fapeam na parceria com a Universidade. “Esse modelo exige que cada um de nós possamos trabalhar em conjunto com a Fapeam, a Suframa e as empresas”, disse o reitor.    

A diretora do Icomp, professora Tanara Lauschner, lembrou que, desde a criação do PPGI, as parcerias foram fundamentais, pois sem elas não seria possível a concessão de bolsas aos projetos nem a ampliação da estrutura. Nesse sentido, a diretora faz o registro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como fomentadoras oficiais, assim como, o apoio da atual gestão da Universidade. Ela citou ainda a Suframa que, desde o início do doutorado, manteve convênio para a construção do complexo de  prédios do Icomp e aportou recursos para ensino e pesquisa aos primeiros alunos de doutorado. Tudo isso possibilitou a dedicação exclusiva desses alunos, resultando na produção de pesquisas de excelência em nível nacional.

Nesse sentido, a diretora ressaltou os recursos recebidos por meio da Lei da Informática, destacando os recursos voltados ao PPGI. Ela também citou a Fapeam que, em parceria, executou projetos  provenientes da Lei da Informática resultados de editais daquela fundação, permitindo, assim, a formação de turmas de mestrado do PPGI fora da sede, nos municípios de Itacoatiara e Parintins (AM), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC). “O desenvolvimento da computação na região é fruto de parcerias e de investimentos”, completou a diretora.  

“Hoje, de fato, é um dia festivo”, disse o coordenador do PPGI, professor Eduardo Feitosa, fazendo referencia a 50ª defesa do PPGI. Em seguida, o docente fez uma retrospectiva histórica do Programa, pontuando o ano de 1992, que dá início à formação, a partir do Seminário de Avaliação e Planejamento do Instituto, consolidando-se nos anos consecutivos. Seu reconhecimento somente ocorreu em 2003, com a avaliação em 2006 permitindo a criação do doutorado. Eis que nasceu o primeiro Programa de Doutorado em Computação da Região Norte, em 2007. Em 2013, foi avaliado pela Capes obtendo nível cinco, e sobressaindo no Norte e Centro-Oeste do País.

Conforme o coordenador, atualmente, o programa figura entre os 17 melhores PPGs do Brasil. “O PPGI exerce um papel primordial na formação de recursos humanos. O PPG já formou 315 mestres e 50 doutores. Nossos egressos atuam em grande parte na área acadêmica entre universidades públicas e privadas, Institutos Federais da Região Norte... O PPGI também forma alunos para o mercado de trabalho. Nossos egressos atuam no uso de tecnologia no estado do Amazonas e no mundo todo”, completou o professor Eduardo Feitosa.

A tese

A 50ª tese, de Awdren de Lima Fontão, teve uma breve apresentação pelo próprio autor.  De acordo com ele, a pesquisa envolve conceitos de ecossistemas de software móvel e como as organizações como startup e empresas que conseguem engajar a massa crítica de desenvolvedores para produzir expansões nas plataformas, como exemplo, aplicações móveis.

Agora doutor em Informática, o jovem disse que a pesquisa busca entender esse fenômeno de profissionais e de estratégias de governança dos desenvolvedores. Para ele, a contribuição da pesquisa se torna um modelo de entendimento do novo profissional de engenharia de software, ou seja, o developer relations. “No Brasil, não há profissionais se formando para essa profissão, mas em outros países há disciplinas nas Universidades voltadas ao developer relations de comunidades”, comentou o autor.

“Então, com a minha tese, a gente começa a perceber que, enquanto profissionais, devemos mudar a forma de educação para essa área, e também pensar a nossa profissão para encaixar esses desenvolvedores, expandindo as plataformas para gerar valor que não seja somente monetário, mas também contribuições técnicas", finalizou o egresso.        

Homenageados

Homenagens aos doutores e seus respectivos orientadores e representantes de instituições fomentadoras da pesquisa:  

Coordenador Acadêmico, professor Leandro Silva Galvão de Carvalho  – primeiro doutor formado pelo PPGI e orientador professor Edjair de Souza Mota;

Professor Edleno Moura, representando o orientador da 50ª tese defendida no PPGI, professor Arilo Cláudio Dias Neto;

Superintendente da Suframa, coronel Alfredo Alexandre de Menezes Junior;

Representando a Fapeam, professora Marne Vasconcelos;

O egresso PPGI, Awdren de Lima Fontão.  

 

         

 

   

     

 

          

registrado em:
Fim do conteúdo da página