Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Museu Amazônico recebe lançamento do Livro “Estudos com crianças e reflexões sobre a infância” nesta terça-feira, 17
Início do conteúdo da página

Museu Amazônico recebe lançamento do Livro “Estudos com crianças e reflexões sobre a infância” nesta terça-feira, 17

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 15h49 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2020, 15h58 | Acessos: 1678

O Livro 'Estudos com crianças e reflexões sobre a infância', publicado pela editora Appris, tem como organizadores os professores Evelyn Lauria Noronha e José Cavalcante Lacerda Junior. O lançamento ocorre nesta terça-feira, 17, às 15h, no Museu Amazônico, localizado na Rua Ramos Ferreira, Centro.  

O livro tem como objetivo elucidar a singularidade das crianças, observando que seus modos de vida nos ensinam a grandeza e suas fontes de conhecimento. O lançamento da obra tem promoção do grupo de pesquisa 'Infância e Educação no contexto Amazônico', da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Dentre os textos organizados, encontra-se o da professora Carolina Brandão Gonçalves, atual diretora da Divisão de Difusão Cultural do Museu Amazônico, que discute sobre o processo de divulgação científica com as crianças. Ela apresenta a necessidade de se promover estratégias de divulgação da ciência para esse público e a importância de sensibilizar desde os primeiros anos de vida.

Sobre o livro

A obra destaca as experiências de pesquisas e reflexões mediante as vozes e os fazeres das próprias crianças. Pesquisar com as crianças significa não somente o reconhecimento ontológico de cada criança em suas expressões, mas uma construção teórica e contextual pautada pela alteridade.

Desse modo, o livro organiza-se em duas seções: 1) 'Pesquisando com crianças'; e 2) 'A infância e o contemporâneo: diálogos urgentes', que buscam apresentar os meandros de tais temáticas a partir de um conjunto de “olhares” que se conformam nas experiências dos diversos pesquisadores e estudiosos que ora tecem tal conjuntura.

Pela possibilidade de aprofundar e ampliar as abordagens sobre a infância, esta leitura é um convite à reflexão e à compreensão do lugar das crianças hoje. Dessa forma, os autores Gerilúcia Nascimento de Oliveira, GyaneKarol Santana Leal, JorgeteComel Palmieri Mululo, Eliane Fazolo, Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, Carolina Brandão Gonçalves, José Cavalcante Lacerda Junior e Evelyn Lauria Noronha, apresentam essa obra como um convite para acadêmicos, professores, pesquisadores e a toda sociedade.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página