Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > 'Sementes para a vida' em exposição no Manauara Shopping até 31 de março
Início do conteúdo da página

'Sementes para a vida' em exposição no Manauara Shopping até 31 de março

Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 15h07 | Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2020, 16h09 | Acessos: 2186

O Centro de Sementes Nativas do Amazonas da Universidade Federal do Amazonas (CSNAM/Ufam) realiza a exposição 'Sementes para a vida', que tem como objetivo apresentar o resultado de trabalhos desenvolvidos pelo Centro no período de 20 anos. A exposição acontece no Manauara Shopping – Piso Açaí (G3), Espaço de Cidadania Ambiental (ECAM) e se estende até 31 de março.

De acordo com o diretor do CSNAM, professor Manuel de Jesus Vieira Lima Junior, a exposição pretende criar o consciente coletivo nos visitantes sobre a importância das sementes da Floresta Amazônica na vida de todos, em razão das sementes florestais criarem e se transformarem em serviços ambientais e produtos da bioeconomia. Segundo o docente, "agora as pessoas não têm mais desculpas para não plantar. Temos o CSNAM que concentra um banco de sementes para várias destinações". 

Para Manuel Junior, a Lei Florestal, resultado da forte e continuada pressão pela flexibilização do Código Florestal de 1965 por parte das entidades de classe que representam os grandes proprietários rurais, deve ser implantada apesar dos desafios. "Foram mantidas algumas obrigações previstas no Código Florestal de 1965, os quais são os maiores desafios da implementação da nova Lei Florestal: a adequação das Áreas de Preservação Permanente e da Reserva Legal dos imóveis rurais. Com transparência, foco e por meio de um processo faseado, é possível alcançar a implantação da Lei", disse o professor.

Programação

Na programação, haverá apresentação do universo das sementes florestais – desde o 1º estágio de reprodução das plantas (o pólen) até as etapas de transformação das sementes florestais na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, via restauração de áreas degradadas e (re)vegetação urbana.   Lançamento da 2ª etapa da campanha do Banco de Sementes da Amazônia (BSA) – Crowdfunding da cooperação entre Ufam, Instituto Avaliação e Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), palestras Ted talk e sessões de filmes e documentários ambientais (capacidade do auditório de 20 pessoas), e finalmente, conversas e debates com o grupo de pesquisa Árvores do Asfalto da Biologia/Ufam/CNPq.        

As palestras, que ocorrerão às 17h, serão ministradas com a intenção de remeter aos participantes da Exposição ao universo de importância das sementes florestais. Todas elas terão duração máxima de 15 minutos e servirão para subsidiar um colóquio de 20 minutos, promovendo uma conversa entre os participantes e os palestrantes, buscando-se agrupar proposituras que melhor atendam aos interesses de promoção das sementes florestais, no contexto da bioeconomia amazônica.

Mais informações neste website.

Confira a programação das palestras  

13 – “Banco de Sementes da Amazônia, uma excelente alternativa para a restauração florestal”

Palestrante: Manuel de Jesus Lima Júnior, Ufam

16 – “Sementes de pau rosa: a mais procurada na Amazônia. Por que? “

Palestrante Paulo de Tarso, Inpa

23 – “Como surge uma árvore a partir de uma semente”

Palestrante: Geângelo Petene Calvi, Inpa

24–“ Benefícios de um ambiente arborizado”

Palestrante. Yeda Boaventura Arruda, Ufam

25 - “Como a ciência apoia a produção de sementes de Andiroba”

Palestrante: Isolde Ferraz, Inpa

26– “Como as sementes da Amazônia viajam”

Palestrante: Geangelo Petene Calvi, Inpa

 

Programação da apresentação de vídeos

13 - O agricultor coletor de sementes e plantador de árvores

https://www.facebook.com/centrodesementes/videos/2449211865173494/?t=2

16 - Pau rosa e os índios Sateré Mauwé

https://www.facebook.com/centrodesementes/videos/1206728386012264/

23 -  Como funcionam as árvores

https://www.facebook.com/centrodesementes/videos/2005992876085807/

25 - Práticas de análise e pesquisa em sementes florestais. Biometria

https://www.facebook.com/centrodesementes/videos/1327417823943319/

26 - Curso de manejo e coleta de sementes florestais nativas, uma experiência de 15 anos do curso sementes nativas do Amazonas

https://www.facebook.com/centrodesementes/videos/1346915471993554/

registrado em:
Fim do conteúdo da página