Página inicial > Últimos Eventos > Workshop de Química Inorgânica ocorre entre os dias 12 e 15 de maio

Workshop de Química Inorgânica ocorre entre os dias 12 e 15 de maio

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 15h45 | Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 16h11 | Acessos: 2523

O Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (DQ/ICE/Ufam) promove o IV Workshop de Química Inorgânica (IV WQI), que acontece entre os dias 12 a 15 de maio, no próprio Instituto, localizado no setor Norte do campus universitário. O tema desta edição tem como título 'Química inorgânica: diversidade e aplicações Tecnológicas'.

O WQI tem como objetivo promover o encontro da comunidade acadêmico-científica e interessados pela área de Química Inorgânica, oferecendo oportunidade para a apresentação e discussão, bem como divulgação de trabalhos técnico-científicos e a interação entre pesquisadores para a troca de experiências profissionais e enriquecimento do conhecimento de assuntos relacionados aos eixos temáticos, quais sejam: Catálise Química, Eletroquímica, Ensino de Química, Nanotecnologia, Químicas Ambiental, Bioinorgânica, de Coordenação, de Materiais e Supramolecular.

De acordo com a coordenação composta por professores organizadores do DQ, participam também os das unidades acadêmicas fora da sede, o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/Itacoatiara), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/Humaitá) e o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/Coari). O evento será aberto aos alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área que realizam pesquisas em Química Inorgânica. Na sua programação, constam minicursos, oficinas com práticas em laboratório, palestras e apresentações de trabalhos dos resultados de pesquisa.

Nesta edição, o evento contará com a participação de dois renomados pesquisadores nas áreas de Química Bioinorgânica e Compostos de Coordenação; os doutores Adolfo Horn Júnior e Christiane Fernandes Horn, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sobre os pesquisadores

Adolfo Horn Junior

Graduação (1994) e doutorado (2000) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou pós-doutoramento no Instituto de Química da UFRJ de 2000-2002 (CNPq), no Departamento de Química da Texas A&M University (2009-2010 - CAPES) e na The University of QUeensland (Austrália, 2015-2016 CAPES). Atuou como professor/pesquisador da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro de 2002-2019, onde criou e coordenou o grupo de pesquisa em Química de Coordenação e Bioinorgânica.

Em 2019 passou a integrar o quadro de docentes/pesquisadores do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina, onde criou e coordena o Laboratório Interdisciplina de Química Inorgânica Medicinal e Catálise (LIQIMeC). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Bio-Inorgânica. Atua na síntese, caracterização e no estudo da reatividade de compostos de coordenação de vanádio, manganês, ferro, cobalto, níquel, cobre e zinco com ligantes polidentados. Coordenou projetos financiados pela FAPERJ, CNPq e CAPES. É pesquisador do CNPq. Suas principais linhas de pesquisa envolvem o desenvolvimento de metalofármacos e de catalisadores voltados à oxidação de hidrocarbonetos.

Christiane Fernandes Horn

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio de recém-doutor na UFRJ, onde desempenhou atividades de docência e de pesquisa de 2002 a 2003. Atuou como docente na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro no período de 2003-2019, tendo criado e consolidado o Grupo de Pesquisa em Química de Coordenação e Bioinorgânica da UENF, com auxílio de recursos do CNPq, CAPES e Faperj.

Atualmente atua como docente no Departamento de Química da UFSC e coordena o Laboratório Interdisciplinar de Química Inorgânica Medicinal e Catálise. É assessor ad hoc dos periódicos Inorganic Chemistry Communications, Journal of the Brazilian Chemical Society e Inorganica Chimica Acta. Desenvolve atividades de pesquisa na área de Química Inorgânica Medicinal, com ênfase na síntese de compostos de coordenação e estudo de suas atividades biológicas (antibacteriana, antitumoral e antitoxoplasma).

Realizou estágio Pós-doutoral na Texas A&M University, investigando a interação entre compostos de coordenação e moléculas biológicas por espectrometria de massas (ESI e MALDI), no período 2009-2010. No período de 01/2015 a 01/2016 realizou estágio pós-doutoral no CAI-The University of Queensland, Austrália, investigando a atividade antioxidante de compostos de coordenação por Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE).