Página inicial > Últimas sobre Amazônia > “Amazônia Estranha” discute eventos extremos, mudanças climáticas e dinâmicas socioambientais

Acessos: 3717

O evento surgiu a partir das inquietações relacionadas aos acontecimentos climáticos mais recentes na Amazônia que não somente atinge ao meio ambiente, mas toda sua população

Os estudantes e professores do Laboratório de Geografia Humana (LAGEHU) por meio do Grupo de Pesquisa Geografia da Amazônia, Ambiente e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) juntamente com Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realizarão nos dias 16 e 17 de outubro de 2023, o evento intitulado "Amazônia estranha: eventos extremos, mudanças climáticas e dinâmicas socioambientais".

O evento abordará a relação entre a Amazônia e as mudanças climáticas no sentido de discutir como a mudança do uso da terra, atividades ilegais de desmatamento, mineração, conflitos fundiários e os impactos das mudanças climáticas que afetam a população local.
As inquietações que deram início a proposta nascem dos acontecimentos recentes relacionados às mudanças climáticas globais, marcada na região amazônica pela maior frequência de eventos extremos, mudanças nos ciclos ambientais e acentuação de conflitos territoriais, ou seja, cada vez mais, depara-se com uma “Amazônia estranha”. Esse quadro está diretamente associado com o aumento do desmatamento, picos de temperatura e a mudança dos padrões de chuvas — o que, invariavelmente, afeta as florestas da região, bem como a disponibilidade da água, a biodiversidade, a agricultura e os modos de vida locais.

Mais informações no site do evento: https://www.even3.com.br/amazonia-estranha-eventos-extremos-mudancas-climaticas-e-dinamicas-socioambientais-400106/