Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > FORGEPE Norte 2026 reúne gestores para debater políticas de pessoas nas IFES da Amazônia
Início do conteúdo da página

FORGEPE Norte 2026 reúne gestores para debater políticas de pessoas nas IFES da Amazônia

Acessos: 44

A Ufam, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da (Progesp/UFAM), realizou, nos dias 23 e 24 de abril de 2026, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe/Andifes) – Regional Norte. O encontro aconteceu no Auditório Vitória Régia, no Centro de Ciências do Ambiente (Setor Sul), reunindo gestores e especialistas para discutir desafios e estratégias voltadas à gestão de pessoas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da Região Amazônica.

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), constitui um espaço de articulação e diálogo entre gestores das universidades federais. A iniciativa busca promover a troca de experiências, o alinhamento de práticas institucionais e a construção de estratégias voltadas ao fortalecimento das políticas de gestão de pessoas no âmbito das IFES.

Temas centrais em debate

A programação do Forgepe Norte 2026 contemplou uma série de painéis voltados a questões estratégicas da administração pública universitária, com destaque para temas como sustentabilidade das IFES na Amazônia e a fixação de servidores na região; Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC); estágio probatório e avaliação de desempenho; caracterização e avaliação da insalubridade; programas de gestão e desempenho; além de debates sobre saúde mental, assédio e afastamentos no ambiente de trabalho. Também integraram a programação discussões sobre concursos públicos, composição de bancas e judicialização.

O vice-reitor da universidade, professor Geone Maia, ressaltou algumas das ações recentes realizadas pela universidade e atividades que a gestão tem dado continuidade em prol do debate e na construção coletiva com a comunidade acadêmica, e salientou a importância dessas discussões em relação ao cuidado com as pessoas.

“Essas discussões são bastante importantes para as nossas gerências, principalmente no que diz respeito à gestão e ao cuidado com as pessoas. O que temos de mais importante são as pessoas, os nossos colegas técnicos administrativos e de educação, os nossos docentes e discentes. E são com essas pessoas que temos que estar atentos, especialmente no que diz respeito à saúde desses servidores.”, explicou.

A realização do encontro na região Norte insere o debate sobre gestão de pessoas em um contexto marcado por desafios estruturais específicos das instituições federais localizadas na Amazônia.


Ao reunir gestores de diferentes universidades, o fórum cria um espaço para compartilhar experiências e discutir caminhos possíveis diante de realidades institucionais diversas, sem perder de vista as particularidades regionais.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página