UFAM realiza V Congresso de Jornalismo da Amazônia com foco no futuro da notícia
A Universidade Federal do Amazonas promove, entre os dias 22 e 24 de abril, o V Congresso de Jornalismo da Amazônia (ConJor), reunindo estudantes, profissionais e pesquisadores para debater os desafios e as transformações da comunicação na região.
Com o tema “Fronteiras Digitais, Vozes Reais: O Futuro da Notícia na Amazônia”, o evento propõe reflexões sobre o impacto das novas tecnologias — como inteligência artificial e jornalismo de dados — na produção de conteúdo e na valorização das narrativas amazônicas.
A abertura oficial acontece no dia 22 de abril, às 8h30, no Auditório Rio Solimões, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no campus da UFAM em Manaus .
A programação inclui:
- Conferência de abertura com a jornalista Elvira Lobato
- Mesas-redondas com especialistas
- Oficinas práticas voltadas ao jornalismo contemporâneo
O congresso é uma iniciativa do curso de Jornalismo da universidade e conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, reforçando o compromisso com a formação acadêmica e o fortalecimento da comunicação na Amazônia.
Além de promover o intercâmbio de conhecimento, o evento busca ampliar o diálogo entre universidade, mercado e sociedade, destacando o papel do jornalismo na construção de uma informação mais democrática e representativa da região.
A programação completa pode ser acessada online. doity.com.br/conjor2026

Redes Sociais