Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Gestores da Ufam participaram de evento com o TCU para melhorias das boas práticas de gestão e governança
Início do conteúdo da página

Gestores da Ufam participaram de evento com o TCU para melhorias das boas práticas de gestão e governança

Acessos: 101

Na manhã desta sexta-feira, 13, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participou do evento “Orientações Iesgo 2026”, realizado de forma virtual pela Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). O objetivo da atividade foi preparar a Instituição para a próxima aplicação do exame que visa avaliar a governação e a gestão públicas.

O Índice de Governança, Sustentabilidade e Gestão (Iesgo) é uma ferramenta de autoavaliação criada pelo TC para analisar o nível de maturidade da governança, gestão e práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) em organizações públicas federais, sucedendo o antigo iGG (Índice de Gestão e Governança). 

Principais aspectos do novo índice:

  • Objetivo: Estimular a melhoria da governança e sustentabilidade no setor público.
  • Temas abordados: Governança organizacional, gestão de pessoas, TI/segurança da informação, contratações, orçamento e sustentabilidade (ambiental e social).
  • Aplicação: Realizada via questionário eletrônico, com o levantamento de 2024 avaliando 387 organizações.
  • Evolução: Integra práticas ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, focando em temas como fraude, corrupção e sustentabilidade. 

O Iesgo serve como instrumento de reflexão para gestores, ajudando a identificar áreas de aprimoramento na administração pública federal. 

O encontro foi conduzido por Rafael Estéfano Crispim, da Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos, Leandro Santos Brum, auditor federal de Controle Externo do TCU e Paulo Henrique Castro, secretário do TCU no Amazonas. “Queremos passar a mensagem de que o TCU, por meio da Diretoria de Universidades, está sempre de portas abertas para vocês, inclusive, o Rafael Crispim irá assumir a Diretoria em breve, e ele está sempre em próximo a vocês, então, a gente entende as dificuldades, as complexidades da gestão, por isso estamos à disposição das instituições”, disse Leandro Brum.  

A reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, participou do encontro e falou do compromisso institucional: “Tomamos posse em julho passado, então, temos um pouco mais de seis meses à frente da Universidade. Dessa forma, houve mudança em quase todos os gestores da Instituição. Por isso, eu gostaria de agradecer esse espaço, agradecer o TCU por estar fazendo essa reunião conosco, tirando dúvidas, para nós isso é muito importante para que possamos, inclusive, trocar boas práticas com as outras universidades. Gostaría acrescentar dizendo que a nossa equipe está muito dedicada e queremos responder às demandas do TCU da melhor maneira possível para que a Ufam possa estar entre as principais universidades do Brasil em relação às boas práticas de gestão e governança”, expôs.

A reunião teve a participação das equipes da Reitoria da Ufam, do Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGIRC); das Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas (Progesp); de Administração e Finanças (Proadm); de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan); de Extensão (Proext); do Centro de Ciências do Ambiente (CCA); Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e da Auditoria Interna (Audin).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página